Aços planos da Gerdau em Ouro Branco: 10 anos de inovação e crescimento
Rafael Gambôa, o diretor industrial da Gerdau Ouro Branco, relembra que a introdução do laminador de tiras a quente na usina foi um marco decisivo.
Por Plox
21/08/2023 08h15 - Atualizado há mais de 1 ano
A unidade de Ouro Branco da Gerdau, considerada a maior da empresa em todo o mundo, celebra seu 10º aniversário na produção de aços planos. Esta história notável se iniciou em 2013 com a fabricação de bobinas a quente, materiais essenciais na produção de diversos itens que vão desde peças automobilísticas - como carros, ônibus e caminhões - até construções metálicas, tubos, defensas e até mesmo botijões de gás.

Primeiros passos na inovação com o laminador de tiras a quente
Rafael Gambôa, o diretor industrial da Gerdau Ouro Branco, relembra que a introdução do laminador de tiras a quente na usina foi um marco decisivo. Segundo ele, foi "o primeiro passo para entrar no negócio de aços planos" e transformou Ouro Branco na única unidade global da Gerdau a produzir tais aços. "Com isso, abrimos novas oportunidades, novos negócios, novos clientes, o que contribuiu significativamente com a diversificação do portfólio de produtos, assim como também com a comunidade, com novas oportunidades de trabalho", afirma Gambôa.
Avanço no mercado com chapas grossas
Em 2016, a Gerdau diversificou ainda mais seu portfólio com a introdução ao mercado de chapas grossas. Estes produtos têm aplicações vitais em diversos setores, incluindo a fabricação de torres eólicas, oleodutos, gasodutos, construção naval e usos estruturais variados. A empresa tem orgulho de ser a principal fornecedora do mercado brasileiro de torres eólicas metálicas feitas com essas chapas.
Produção impressionante de bobinas a quente
A produção de bobinas a quente em Ouro Branco na última década alcançou patamares impressionantes. Se fosse possível estender todo o aço produzido em linha reta, ele daria mais de três voltas ao redor do planeta.
Visão de futuro e investimento em expansão
De olho no futuro, em 2021, a Gerdau anunciou investimentos significativos na expansão da capacidade do laminador de tiras a quente em Ouro Branco. Isso significará um acréscimo de 250 mil toneladas/ano, com a operação prevista para começar em 2024. A produção nesta linha promete trazer inovações tecnológicas que permitirão à Gerdau atender ainda mais setores, incluindo agronegócio, indústria de construção, óleo, gás e energia renovável.