Confira os prováveis pré-candidatos a prefeito de Ipatinga em 2024

Cenário político já começou a se movimentar e se aquecer pouco mais de um ano para o pleito

Por Marcelo Augusto

21/08/2023 12h59 - Atualizado há mais de 1 ano

Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais de 2024, o cenário político na cidade de Ipatinga, no Vale do Aço mineiro, já começa a se aquecer, com algumas personalidades políticas ressurgindo tanto em eventos, entrevistas e redes sociais. Para a próxima eleição, o prefeito Gustavo Nunes (PL) vai tentar a reeleição.

Gustavo Nunes

Foto: reprodução Facebook

 

Gustavo venceu a eleição municipal de 2020 e desbancou o então prefeito daquela época, Nardyello Rocha, se tornando um dos mais jovens prefeitos da história da cidade. Gustavo Nunes foi eleito com 45.980 votos, o que equivale a 40,90% dos votos ao cargo de chefe do executivo na cidade. Em segundo colocado ficou Nardyello Rocha (Cidadania), com 31,32% dos votos. Em terceiro ficou Jadson Heleno (DEM), com 17,29% dos votos.

João Magno (PT) teve 9,21% dos votos. Diego Arthur (PCB) teve 0,51% dos votos, Robson Ayres (PSOL) teve 0,47% e Rair Anício (PSTU) teve 0,29% dos votos.

Nardyello Rocha

Foto: reprodução Vídeo


Por sua vez, o ex-prefeito municipal e ex-presidente da Câmara de Ipatinga, Nardyello Rocha (PSB), tem se movimentado nas redes sociais e em encontros com lideranças políticas com o intuito de ser um provável nome no pleito do Executivo Municipal no ano que vem. 

No mês passado, Nardyello se filiou ao PSB, partido do atual vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo. O ex-prefeito informou que havia recebido convites de outras agremiações.

Jadson Heleno

Foto: Plox


Outro nome que já confirmou ser pré-candidato a prefeito de Ipatinga é o também ex-presidente da Câmara Municipal, Jadson Heleno, atualmente assessor da presidência do Senado Federal, em Brasília.

Jadson concorreu às eleições em 2020 para prefeito e ficou em terceiro lugar, com 17,29% dos votos. Naquela ocasião, o então presidente do Legislativo rompeu suas relações com o governo de Nardyello, se tornando um adversário político na eleição.

Fernando Ratzke

Foto: reprodução vídeo Instagram


Eleito vereador de Ipatinga em 2020, como o terceiro mais votado da cidade, com 1.773 votos, Fernando Ratzke também ganhou destaque ao defender algumas causas animais. Recentemente, em uma plenária da Rede Sustentabilidade na Câmara, evento que contou com a presença da ex-senadora Heloísa Helena, o nome do parlamentar foi colocado como pré-candidato a prefeito.

Roberto Carlos

Foto: Ass CMI


Ex-vereador por duas oportunidades em Ipatinga, Roberto Carlos Muniz, um dos representantes do partido Avante no Vale do Aço, deverá ser mais um pré-candidato à Prefeitura de Ipatinga no ano que vem. Roberto Carlos participou da campanha do Governador Romeu Zema na região Leste do Estado e também do ex-presidente Jair Bolsonaro, na última eleição. Ele também foi suplente de deputado nas eleições de 2014 e 2018. No início deste ano, Roberto fez parte da diretoria do Ipatinga F.C. como diretor-executivo.

Cida Lima (PT)

Foto: reprodução Facebook


A vereadora do PT, Cida Lima, foi eleita pela primeira vez na última eleição municipal em 2020. A parlamentar é professora na rede municipal de Ipatinga e na rede estadual. Em 2006, iniciou sua militância na direção do Sind-UTE/MG, subsede de Ipatinga, foi coordenadora geral do Sind-UTE/MG, subsede Ipatinga entre 2013-2015.

Nos bastidores, Cida é apontada como principal nome do Partido dos Trabalhadores para disputar a prefeitura de Ipatinga. O PT volta a ganhar força no Vale do Aço com a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que derrotou Jair Bolsonaro (PL), principal nome da direita nacional.


 

Destaques