Médicos removem 452 objetos metálicos do estômago de homem

Paciente é diagnosticado com psicose após cirurgia para retirada de itens engolidos ao longo de três meses

Por Plox

21/08/2024 17h28 - Atualizado há 4 meses

Um caso impressionante foi registrado no Hospital Imam Khomeini, no Irã, onde médicos realizaram uma cirurgia para remover 452 objetos metálicos do estômago de um homem de 36 anos. O paciente, cujo nome não foi revelado, chegou à unidade hospitalar queixando-se de fortes dores abdominais, vômitos constantes e incapacidade de ingerir alimentos ou líquidos.

Foto: reprodução

Cirurgia e descoberta chocante

Ao realizar exames de radiografia e endoscopia, a equipe médica descobriu uma grande quantidade de itens incomuns dentro do estômago do paciente, incluindo chaves, parafusos, porcas e pedras. No total, os 452 objetos retirados pesavam 2,9 quilos. A cirurgia foi necessária para remover os itens, que haviam se alojado no estômago após serem ingeridos ao longo de um período de pelo menos três meses, segundo relatos dos familiares.

Hábito perigoso e diagnóstico psiquiátrico

Os médicos foram informados pelos familiares do homem que ele havia desenvolvido o hábito de ingerir objetos metálicos há cerca de três meses. Após a cirurgia, o paciente foi encaminhado para uma avaliação psiquiátrica, onde foi diagnosticado com psicose, um transtorno que pode levar a comportamentos como a ingestão de objetos estranhos.

Ingestão de objetos metálicos: um alerta

Os especialistas que relataram o caso no Journal of Medical Case Reports destacam que a ingestão de objetos estranhos, como metais, pode ocorrer de forma inconsciente ou consciente em pessoas com transtornos mentais. Esses objetos podem passar pelo esôfago e ficar presos no estômago, exigindo intervenção cirúrgica para serem removidos.

Destaques