Novo reservatório incrementa abastecimento de água em Santana do Paraíso

Obras concluídas neste mês pela Copasa já beneficiam cerca de 11 mil moradores

Por Plox

21/08/2024 16h23 - Atualizado há 2 meses

Já está em pleno funcionamento no bairro Cidade Nova, no município de Santana do Paraíso, no Leste de Minas, um reservatório de água com capacidade de armazenar 400 mil litros de água e melhorar o abastecimento para 11 mil moradores da cidade. A Copasa concluiu as obras no valor de R$ 3 milhões neste mês de agosto, que foram realizadas por meio de um acordo de cooperação técnica entre a Companhia e um empreendedor local.

Foto: Divulgação/Copasa

O reservatório de água foi implantado na rua Carlos Chagas e, para que o fornecimento de água fosse potencializado nesta localidade, foram necessárias obras de reforço e ampliação na rede de distribuição de água que conecta o bairro Veneza, em Ipatinga, à rede de água do Cidade Nova, em Santana do Paraíso. Ao todo, foram construídos 1.300 metros de redes de água com o diâmetro de 250 milímetros.

Também foi implantada uma nova adutora de água entre a elevatória e o reservatório da rua Carlos Chagas com 1.800 metros de comprimento e diâmetros de 200 e 250 milímetros.

“O resultado de todo este trabalho está sendo o aumento da capacidade de bombeamento de água da elevatória de 22 litros por segundo (l/s) para 38 litros por segundo (l/s), representando um ganho de mais de 70% no fluxo de água. Destaco também que os novos conjuntos motobombas instalados neste empreendimento possuem capacidade de transporte de mais de 3,2 milhões de litros de água por dia. Todo este investimento já está proporcionando um abastecimento mais regular e contínuo no bairro Cidade Nova, promovendo mais saúde e qualidade de vida as pessoas”, disse o gerente da Copasa na região, Thiago Joselito Mendes Dias.

Vale destacar que a Copasa já universalizou o abastecimento em Santana do Paraíso, que conta atualmente com 99,80% de cobertura do abastecimento de água tratada. O Novo Marco Legal do Saneamento no país estipula que para universalizar o abastecimento de água em um município é preciso alcançar 99% antes do prazo máximo que é 2033.

 

Destaques