Parque Ibirapuera celebra 70 anos com reforma, homenagens e destaque cultural em SP

Atinge marco de 70 anos com gestão privada, reformas e eventos culturais na capital paulista

Por Plox

21/08/2024 10h46 - Atualizado há 2 meses

O Parque Ibirapuera, o maior e mais icônico parque da cidade de São Paulo, comemora seu 70º aniversário nesta quarta-feira (21). Situado na Zona Sul da capital, o espaço, que é símbolo de lazer e cultura para os paulistanos, está sob a administração da empresa Urbia desde outubro de 2020, após ser concedido à iniciativa privada. Desde então, o parque continua a ser um importante centro de eventos, shows, festivais e abrigar renomados espaços culturais.

Foto: Pixabay / Reprodução

Reforma da Marquise e novos desafios

Uma das iniciativas mais significativas sob a nova gestão foi a reforma da Marquise do Parque Ibirapuera, que, após cinco anos de interdição devido a riscos estruturais, começou a ser revitalizada neste ano. Esta área específica não estava incluída no contrato original de concessão de 2019, mas a Urbia assumiu a responsabilidade pela sua reforma, reforçando seu compromisso com a preservação e modernização do parque.

Homenagem a Rita Lee

Este ano, uma das novidades no Ibirapuera foi a homenagem à cantora e compositora Rita Lee, uma das figuras mais importantes da música brasileira. Uma praça dentro do parque foi renomeada em sua honra, após a aprovação de um projeto de lei proposto pela vereadora Luna Zarattini (PT) e sancionado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB). Rita Lee, que nasceu e cresceu no bairro da Vila Mariana, vizinho ao parque, sempre teve uma forte ligação afetiva com o Ibirapuera, como relatado em sua autobiografia. Após sua morte em maio de 2023, seu corpo foi velado no Planetário do Ibirapuera, em uma cerimônia que destacou seu vínculo com o local.

Eventos e espaços culturais

O Parque Ibirapuera continua a ser um dos principais palcos para eventos culturais em São Paulo. No último sábado (18), mais de 15 mil pessoas se reuniram para assistir à leitura de textos da filósofa francesa Simone de Beauvoir, interpretados pela atriz Fernanda Montenegro. Este evento marcou o maior público dos 80 anos de carreira da atriz.

Além dos eventos culturais, o parque abriga importantes museus e espaços de arte, como o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Museu de Arte Moderna (MAM), o Pavilhão das Culturas Brasileiras, o Museu AfroBrasil e o prédio da Bienal, sede de um dos maiores eventos de arte do mundo, a Bienal de São Paulo.

História curiosa: Cemitério de cães

Poucos sabem, mas o Parque Ibirapuera já abrigou um cemitério de animais. Criado nos anos 1920 pela União Internacional Protetora dos Animais, o espaço chegou a ter mais de 100 túmulos. Embora o cemitério tenha sido desativado em 1974, duas lápides ainda podem ser vistas, pertencentes ao pastor alemão Fiel e ao cão Pinguim, localizadas próximas à pista de cooper e ao restaurante do parque.

Destaques