Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Como o uso de anticoncepcional pode afetar o ganho de massa muscular

Especialistas explicam os impactos dos contraceptivos hormonais na hipertrofia e no desempenho físico feminino

21/08/2025 às 12:30 por Redação Plox

Conquistar um corpo mais definido, com menos gordura localizada e maior massa muscular, é o objetivo de muitas mulheres. Porém, algumas encontram dificuldade nesse processo, mesmo com alimentação equilibrada e treino constante. O que nem todas sabem é que a escolha do método contraceptivo pode ser um fator influente nessa equação.


Imagem Foto: Reprodução

Segundo a ginecologista Talitha Melo, da Clínica Penchel, o uso de anticoncepcionais hormonais pode impactar negativamente o desempenho de quem busca hipertrofia muscular. Dados da Universidade de Harvard apontam que mais de 100 milhões de mulheres utilizam a pílula anticoncepcional em todo o mundo, seja como método para evitar a gravidez ou por outros benefícios associados, como a redução da acne, melhora na pele, alívio de sintomas da TPM e controle de cistos ovarianos.


Contudo, a médica alerta que contraceptivos com hormônios sintéticos – como pílulas, injeções, adesivos, anel vaginal e o DIU de levonorgestrel – podem dificultar o aumento da massa magra. Isso acontece porque esses métodos atuam interrompendo a produção natural de hormônios pelo organismo feminino. Ao receber as substâncias sintéticas, o corpo entende que já produziu o suficiente, e a hipófise reduz a liberação de FSH e LH, fundamentais para a ovulação.


"O anticoncepcional é composto por versões sintéticas de estradiol e progesterona. Como esses compostos não são absorvidos de forma completa pelo corpo, perdemos os benefícios dos hormônios naturais, fundamentais para o ganho de massa muscular\

, explica Talitha.

O impacto vai além. Com a interrupção da produção hormonal natural, os níveis de testosterona livre – hormônio anabólico essencial para a síntese de proteínas musculares – diminuem. Como o corpo passa a produzir mais globulina (proteína que regula o nível hormonal), essa se liga aos hormônios naturais como a testosterona, reduzindo sua ação. Isso afeta diretamente quem busca resultados na academia.


Além disso, o uso de contraceptivos hormonais pode elevar o nível de cortisol, conhecido como hormônio do estresse. O aumento dessa substância no organismo pode levar ao ganho de peso, outro obstáculo para quem tenta modelar o corpo.


Para o nutrólogo Lucas Penchel, também diretor da Clínica Penchel, a decisão de usar ou não métodos contraceptivos hormonais deve ser cuidadosamente avaliada por um profissional.
"O anticoncepcional é uma conquista importante para a mulher, mas é preciso considerar suas metas pessoais antes da prescrição\

, afirma.

Ele complementa dizendo que qualquer contraceptivo hormonal interfere no desempenho muscular, já que, para impedir a gravidez, é necessário bloquear processos hormonais essenciais ao ganho de massa. Quando uma paciente busca redução de gordura ou aumento da musculatura, o ideal é encaminhá-la também a um ginecologista para avaliar qual o método mais adequado.


Penchel indica que, em casos onde não há necessidade específica para o uso de anticoncepcionais hormonais, o DIU de cobre pode ser uma excelente alternativa. Já para mulheres com irregularidades menstruais ou predisposição a problemas no sistema reprodutor, os contraceptivos hormonais (PACs) ainda podem ser recomendados.


A relação entre saúde hormonal e desempenho físico é complexa e exige acompanhamento profissional constante. Escolher o método contraceptivo certo pode ser o divisor de águas para quem busca saúde, equilíbrio e resultados reais na academia.


Compartilhar a notícia

Veja também
médicos
SAúDE

FSFX é reconhecida pela maior plataforma de dados da América Latina por sua atuação em UTI

Hospital Márcio Cunha, administrado pela Fundação, é contemplado com certificados de reconhecimento pela Epimed e AMIB

Olhos catarata
SAúDE

Fabriciano realiza mais 200 cirurgias de catarata neste final de semana

As cirurgias serão feitas no Hospital Dr. José Maria Morais beneficiando 200 pessoas; Mais dois mutirões estão programados totalizando quase 700 cirurgias

SAúDE

Estudante perde visão após uso inadequado de lentes de contato; entenda a doença e como prevenir

Oftalmologista alerta sobre a gravidade e a dificuldade no tratamento de infecções oculares raras

Estudo prevê alta de 36% nas mortes por câncer colorretal até 2040
SAúDE

Estudo prevê alta de 36% nas mortes por câncer colorretal até 2040

Diagnóstico tardio e acesso limitado a exames são apontados como principais fatores para crescimento preocupante da doença no Brasil

para você
Labubu vira febre entre crianças, mas fabricante alerta: não é brinquedo infantil
LAZER

Labubu vira febre entre crianças, mas fabricante alerta: não é brinquedo infantil

Boneco criado para colecionadores adultos é visto com frequência entre o público infantil, apesar de não ser recomendado para menores de 15 anos

Dono de fazenda morre tragado por colheitadeira no Alto Paranaíba
GERAL

Dono de fazenda morre tragado por colheitadeira no Alto Paranaíba

Homem de 60 anos tentava desembuchar máquina quando foi puxado por equipamento agrícola em lavoura de café

WhatsApp Image 2020-02-21 at 19.10.43.jpg
POLíCIA

Garoto é morto a tiros em Fabriciano

Testemunhas disseram ter ouvido cerca de 10 disparos

ono
GERAL

Alberto Ono, diretor-presidente da Usiminas, recebe título de Cidadão Honorário de Ipatinga

A honraria foi concedida pela Câmara de Ipatinga em reconhecimento à sua significativa contribuição para o desenvolvimento socioeconômico da cidade