Festival gratuito Som de Minas agita Santana do Paraíso com diversidade musical
Praça de Eventos Maria do Carmo recebe atrações gratuitas com apoio da Bemisa e Prefeitura
Por Plox
21/08/2025 06h07 - Atualizado há 13 dias
A cidade de Santana do Paraíso, no Vale do Aço, será palco de um fim de semana especial marcado pela música e pela valorização da cultura mineira. Nos dias 23 e 24 de agosto, a Praça de Eventos Maria do Carmo, no Centro, receberá o festival Som de Minas, com entrada gratuita e programação acessível em Libras.

O festival começa no sábado (23), às 19h, com a apresentação do grupo Violaço, que promete embalar o público com clássicos da música caipira. Em seguida, o ritmo ganha força com a energia contagiante do Bloco Valentinas, que traz toda a tradição do tambor mineiro em uma performance vibrante.

Já no domingo (24), o público poderá conferir, a partir das 9h, o Encontro de Bandas de Música, reunindo diferentes corporações musicais de municípios da região. Participam da programação a Banda de Música do Cais, de Santana do Paraíso; Corporação Musical Lira São José, de Jaguaraçu; Corporação Musical União Dionisiana, de Dionísio; Corporação Musical de Antônio Dias e Corporação Musical de Córrego Novo.

Com patrocínio da Bemisa por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, o evento é uma realização da Criativo Produções e do Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso, por meio da Secretaria de Governo, Turismo e Cultura.

Bruno Minafra, gestor cultural da Criativo Produções, ressaltou a importância do evento:
“Eventos como o Som de Minas fortalecem os laços da comunidade, valorizam a identidade cultural do nosso povo e aproximam diferentes gerações por meio da música”
Renato Coura, Coordenador de Assuntos Institucionais da Bemisa, também destacou o papel da iniciativa:
“Para a Bemisa, apoiar o Som de Minas representa um compromisso com a valorização e preservação da cultura regional”
Ele afirmou ainda que investir em cultura contribui para uma sociedade mais consciente e integrada.
A comunidade de Santana do Paraíso e cidades vizinhas estão convidadas a viver esse momento especial e gratuito, onde a música será o elo entre tradição, cultura e emoção.