Vereadores Elias da Fonte e Matheus Braga trocam acusações após mudança em comissão de Ipatinga
Disputa pela presidência da Comissão de Direitos Humanos gera embate público entre parlamentares na Câmara Municipal
Por Plox
21/08/2025 17h00 - Atualizado há 5 dias
A troca da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Ipatinga desencadeou um confronto direto entre o ex-presidente da pasta, Elias da Fonte (PMB), e o atual titular, Matheus Braga (DC). O clima de tensão, que já circulava nos bastidores, ganhou espaço durante as sessões ordinárias desta quarta-feira, quando ambos utilizaram a tribuna para lançar críticas e respostas públicas. Assista às falas dos parlamentares na Live.
Após a reunião, em entrevista ao PLOX, Elias da Fonte afirmou que se sentiu alvo de insinuações feitas por Braga, que teria sugerido que a comissão não deveria ser usada para defender 'bandidos', em referência às visitas recentes de Elias a penitenciárias no Vale do Aço. O ex-presidente rebateu, destacando que tais declarações poderiam levar a uma interpretação equivocada sobre sua atuação e ressaltou que o atual presidente responde a investigações e processos judiciais. Ele frisou, entretanto, que respeita os princípios da ampla defesa e do contraditório.
Por sua vez, Matheus Braga reforçou sua visão sobre a condução da comissão, afirmando que pretende priorizar o trabalho em defesa de famílias, idosos, mulheres e profissionais de segurança, como policiais militares e civis. Para ele, em gestões anteriores havia uma percepção de que os Direitos Humanos se voltavam mais para detentos, mas sua meta é mudar essa perspectiva. Ao responder sobre as acusações de Elias, Braga disse encarar as críticas como tentativas de desqualificação política e declarou confiança em sua conduta e nos desdobramentos da Justiça.

O embate expôs a disputa política em torno da presidência da Comissão de Direitos Humanos e deve continuar movimentando os debates no Legislativo de Ipatinga.