Baixa procura pela vacina contra o sarampo liga sinal de alerta em Ipatinga, afirma PMI

Quem não pôde comparecer ainda terá a oportunidade de se imunizar durante toda esta semana

Por Plox

21/10/2019 15h48 - Atualizado há mais de 4 anos

Precaução
 
No último sábado (19), foi promovido em unidades de saúde de todo o país o "Dia D” da vacinação contra o sarampo. A ação fez parte da mobilização para erradicação do vírus, já que os casos da doença vêm crescendo substancialmente nos últimos meses.

Em Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo era intensificar a campanha de vacinação contra o sarampo, e 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) funcionaram durante a data, de 7h30 às 16h30. Muitas delas promoveram atividades lúdicas no intuito de atrair as crianças, tais como pintura de rosto e distribuição de pipoca e algodão-doce. Contudo, os números ainda são bastante tímidos: desde o início da campanha, em 7 de outubro, até o momento, apenas 567 crianças foram vacinadas, sendo 135 delas no último sábado.

Quem não pôde comparecer ainda terá a oportunidade de se imunizar durante toda esta semana, nos mesmos locais, nas salas de vacinação espalhadas pelos bairros da cidade, das 7h30 às 15h30.

sarampo-ipatingaFoto: divulgação

Quem deve ser vacinado
Por ser uma doença de fácil contágio, a sugestão é que as doses da vacina sejam aplicadas em crianças a partir dos seis meses de idade. Adultos até 29 anos ainda não imunizados devem tomar duas doses da vacina e, de 30 a 49 anos, uma dose. 

A procura nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) pelo grupo considerado mais suscetível a complicações da doença ainda é avaliada como muito baixa. A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Ipatinga, Mara Fernanda Andrade, lamenta que muitos ainda ignorem a gravidade do quadro, tendo em vista que o sarampo se alastra pelo país, enquanto o município está preparado para imunizar o público. "Foram asseguradas mais de 5.500 doses da vacina Tríplice Viral, por meio da Superintendência Regional de Saúde, para que todos sejam atendidos. A baixa procura liga o sinal de alerta, uma vez que a doença atinge números preocupantes também no estado”, salientou.

A segunda etapa da campanha de vacinação acontecerá de 18 a 30 de novembro e será focada em jovens de 20 a 29 anos. 
 

Destaques