Brasil

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Pacientes de Minas Gerais podem obter tratamento gratuito de Insuficiência Cardíaca pelo SUS

    Doença afeta cerca de 3 milhões de brasileiros e vem se tornando um problema de saúde pública

    Por Plox

    21/10/2021 14h11 - Atualizado há mais de 2 anos

    Desde o início da pandemia da covid-19, o Brasil e o mundo têm enfrentado diversos desafios para conter a disseminação do vírus. As doenças cardiovasculares, que já figuravam como a principal causa de mortes no mundo, com mais de 17 milhões de vítimas por ano, intensificaram ainda mais a complexidade deste cenário: os pacientes que sofrem destas doenças, como a Insuficiência Cardíaca (IC), estão no grupo de risco para a covid-19.

    A Insuficiência Cardíaca (IC) é a causa mais comum de hospitalização em pessoas com idade acima dos 65 anos, sendo que cerca de metade das que são hospitalizadas morrem em cinco anos A doença ocorre quando o coração não se contrai com força suficiente para bombear a quantidade necessária de sangue para o corpo. De acordo com estudos, a condição provoca de duas a três vezes mais mortes que cânceres avançados, como o de intestino e de mama.

    Foto: Pixabay

     

    No Brasil, a Insuficiência Cardíaca (IC) é a principal causa de rehospitalização, com alta probabilidade de mortalidade em cinco anos. O cardiologista Estêvão Lanna Figueiredo, do Instituto Orizonti em Belo Horizonte (MG), explica que a cada visita ao hospital, o quadro do paciente pode se agravar. “Um dos grandes problemas é que muitas vezes os sintomas da IC são confundidos com outras patologias. E o paciente só descobre a patologia quando tem o primeiro quadro de descompensação e acaba internando”, comenta.

    Estima-se que 23 milhões de pessoas são acometidas com a Insuficiência Cardíaca (IC) globalmente, das quais 3 milhões só no Brasil. A prevalência da condição vem aumentando consideravelmente nos últimos anos em todo o mundo, tornando-se um grave problema de saúde pública, inclusive no Brasil. Em Minas Gerais, segundo Estêvão Lanna Figueiredo, o cenário da insuficiência cardíaca na região exige atenção. “Temos um número alto de pacientes com doença coronariana, hipertensão arterial, doença de Chagas, miocardiopatias, doenças valvares; situações que culminam com insuficiência cardíaca”, comenta.

    A insuficiência cardíaca (IC) é uma doença crônica, ainda sem cura, porém, tratável. Existem medicamentos que reduzem a morte por causa vascular em 20%, além de diminuir as hospitalizações provocadas pela doença em até 21%. No caso de pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), estes tratamentos já foram incorporados e estão disponíveis para serem dispensados gratuitamente à população na rede pública de saúde. Para o Dr Estêvão Lanna Figueiredo, o acesso aos medicamentos que ajudam o paciente no controle da insuficiência cardíaca é de extrema importância. “É uma ótima notícia saber que nossos pacientes de Minas Gerais poderão ser tratados gratuitamente via SUS com medicamentos eficazes na diminuição de internações e mortes por IC”, comemora.

    Estêvão Lanna Figueiredo também faz um alerta. “Antes de mais nada, os pacientes precisam ser diagnosticados corretamente. A Insuficiência Cardíaca (IC) é uma doença com alto risco de morte. Por isso, ao apresentar sintomas como falta de ar ou cansaço ao realizar tarefas cotidianas, como subir escada ou fazer caminhadas, é importante que o paciente busque uma orientação médica com um cardiologista”, enfatiza o cardiologista do Instituto Orizonti.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]