Operação "Voltando em Paz" traz brasileiros de Israel

Sétimo voo da operação repatria mais 66 cidadãos e tem previsão de chegada ao Rio neste sábado.

Por Plox

21/10/2023 09h15 - Atualizado há 7 meses

Em uma iniciativa para trazer de volta cidadãos brasileiros da região de conflito no Oriente Médio, o sétimo voo da Operação "Voltando em Paz" partiu de Tel Aviv, Israel, nesta sexta-feira (2). O avião, um KC-390 da Força Aérea Brasileira, transporta 69 passageiros, incluindo três bolivianas, e 9 animais de estimação. A chegada no Rio de Janeiro está prevista para 13h30 de sábado (20).

A inclusão das cidadãs bolivianas no voo foi uma medida tomada após o "não comparecimento de passageiros brasileiros", de acordo com um comunicado do Itamaraty. Até agora, a operação já repatriou 1.135 brasileiros que expressaram o desejo de sair da área em guerra. Outros brasileiros optaram por voos comerciais para deixar o local.

Gov/BR FA

Futuros voos e situação atual

O Itamaraty revelou que está previsto um nono voo, que deverá partir de Tel-Aviv no domingo (22), para continuar com a repatriação dos cidadãos. No entanto, espera-se que este seja o último voo destinado a trazer brasileiros de Israel. "Tendo em conta as condições locais atuais e a operação regular do aeroporto de Ben Gurion, não se preveem voos adicionais para brasileiros em Israel", informou o órgão em nota.

Além disso, um avião brasileiro permanece no Cairo, Egito, com a finalidade de repatriar aproximadamente 30 brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza. Estes ainda aguardam a permissão necessária para cruzar a fronteira com o Egito, e até o momento, não foi alcançado um acordo para a sua retirada.

Destaques