Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Cirurgias deixam pacientes cegos e levam vigilância sanitária a interditar clínica em Belém

Procedimentos oftalmológicos resultaram em graves sequelas para 24 pessoas, incluindo dez casos de perda de visão

21/10/2024 às 13:30 por Redação Plox

A ala de cirurgias de uma clínica particular em Belém (PA), que possui convênio com o SUS, foi interditada temporariamente pela Vigilância Sanitária na sexta-feira (18). A decisão ocorreu depois que 24 pessoas relataram sequelas graves, incluindo perda de visão, após procedimentos oftalmológicos realizados na unidade.

Foto: Prefeitura de Belém/Divulgação

Informações preliminares da Secretaria Municipal de Saúde indicam que dez dos 24 pacientes perderam a visão. Laudos apontam que três deles contraíram infecção bacteriana associada ao agente Serratia marcescens. Os problemas ocorreram durante cirurgias de catarata realizadas em 12 de junho e 1º de julho, mas o órgão de saúde só foi notificado em 11 de outubro, mais de três meses depois.

O advogado da clínica afirmou, em nota ao portal G1, que estão colaborando com as investigações e oferecendo apoio aos pacientes e familiares, assegurando que os protocolos de prevenção e controle de infecção foram seguidos rigorosamente.

A Polícia Civil conduz uma investigação sob sigilo e aguarda os resultados de perícias para confirmar o impacto nos casos de perda de visão. A Delegacia do Consumidor está responsável pela apuração.

A Vigilância Sanitária determinou a interdição do bloco cirúrgico e do Centro de Material e Esterilização da clínica devido a três infrações sanitárias: falhas nos protocolos de segurança do paciente, ausência de comprovação da esterilização dos instrumentos utilizados e infraestrutura inadequada para a quantidade de cirurgias realizadas. Os setores permanecerão fechados até o cumprimento das exigências estabelecidas.

Compartilhar a notícia

Veja também
Covid-19: São Paulo inicia vacinação de quem tem 41 anos
SAúDE

Covid-19: São Paulo inicia vacinação de quem tem 41 anos

A estimativa é de 132 mil pessoas nesta faixa etária

Orelha.JPG
SAúDE

Alimentos considerados improváveis mas que são aliados da saúde e da beleza

Joelho, orelha e rabo de porco, casca de alho e cebola, por exemplo, trazem muitos benefícios

ANS determina cobertura obrigatória de implante hormonal nos planos de saúde
SAúDE

ANS determina cobertura obrigatória de implante hormonal nos planos de saúde

Implanon, método contraceptivo de longa duração, será incluído na lista de procedimentos obrigatórios a partir de 1º de setembro

Hospital Márcio Cunha
SAúDE

Hospital Márcio Cunha implanta exame menos invasivo para avaliação de possíveis doadores de rim

Novo protocolo com angiorressonância magnética renal é inovador no leste de Minas Gerais. Procedimento descarta dois exames invasivos e ainda é mais rápido e indolor, trazendo mais tranquilidade para o candidato à doação