Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Economia
Calendário do 13º salário 2025 é divulgado; veja datas e quem tem direito
Primeira parcela do benefício deve ser paga até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro; regra vale para trabalhadores com carteira assinada, servidores públicos e outros grupos.
21/10/2025 às 11:48por Redação Plox
21/10/2025 às 11:48
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Os trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos já podem se preparar para o recebimento do 13º salário em 2025. O calendário da primeira parcela foi confirmado, estabelecendo regras claras para os pagamentos tanto no setor privado quanto no público.
A expectativa é que a primeira parcela seja liberada em novembro.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Prazos para o pagamento do 13º salário
A primeira parcela do 13º salário deve ser depositada até o dia 30 de novembro. Empresas e órgãos públicos poderão efetuar o repasse em parcela única ou em duas vezes. Quem optar pelo pagamento em duas parcelas, deverá depositar a segunda até 20 de dezembro. Este prazo também se aplica às organizações que escolherem realizar o pagamento integral de uma só vez.
Como é feito o cálculo do benefício
O valor do 13º salário corresponde à metade da remuneração mensal dos trabalhadores que permaneceram empregados desde janeiro. Nesta primeira parcela, não há descontos. O cálculo é baseado no salário do mês anterior e considera adicionais como horas extras, insalubridade, periculosidade, adicional noturno e comissões, refletindo a remuneração total do colaborador.
O 13º salário é um direito previsto na Constituição Federal e alcança empregados urbanos, rurais, domésticos, servidores públicos, trabalhadores avulsos, aposentados e pensionistas vinculados ao governo e ao INSS.
Quem tem direito ao 13º salário
O benefício contempla profissionais que tenham registro em carteira e que trabalharam ao menos 15 dias no ano. Trabalhadores temporários com vínculo formal e aqueles cujo contrato foi encerrado sem justa causa também têm direito ao valor proporcional do benefício. A regra se aplica a todos os setores, abrangendo o serviço público e privado nas esferas federal, estadual e municipal.
Pagamento para aposentados e pensionistas
Para os aposentados e pensionistas do INSS, o 13º salário segue um cronograma específico. Em 2025, essa categoria já recebeu as parcelas no primeiro semestre, conforme o formato praticado desde 2020.
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.