Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Geral
Cão é resgatado após 35 horas sob escombros em Olinda
Após explosão que destruiu oito casas e deixou duas mortes, cachorros e gatos seguem sendo resgatados por equipes da Defesa Civil; causas do acidente ainda estão sob investigação.
21/10/2025 às 08:48por Redação Plox
21/10/2025 às 08:48
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Após mais de 35 horas sob escombros, o cachorro Nick foi resgatado no início da noite de segunda-feira (20) em Olinda. O animal, de porte médio e pelagem preta, sobreviveu à explosão que destruiu oito casas conjugadas, provocando a morte de duas pessoas e deixando dez feridos.
Animal é salvo pela Defesa Civil após explosão em Olinda.
Foto: Reprodução/WhatsApp
Resgate emocionante mobiliza bairro
Um funcionário da Defesa Civil do município foi o responsável por retirar Nick dos destroços, conforme registrado em imagens enviadas à TV Globo. O cachorro pertence à dona do terreno, identificada como Lia, que o havia adotado durante o carnaval deste ano após encontrá-lo nas ruas. Após o resgate, Nick foi encaminhado para atendimento em uma clínica veterinária. Até o momento não havia confirmação sobre o estado de saúde dele.
Animais ainda aguardam resgate
Além de Nick, outros animais ficaram presos nos escombros. Dois gatos, Cléo e Thor, pertencentes à moradora Sandra Moura, também estavam no local no momento da explosão. Sandra relatou que ambos foram resgatados das ruas quando ainda eram filhotes.
Eu peguei os dois na rua novinhos. E agora eu estou aqui para mais uma vez resgatá-los e mais uma vez recomeçar. — Sandra Moura
Thor, de pelagem laranja, já foi visto na janela da residência, mas ainda não havia sido resgatado até a última atualização. Uma protetora de animais levou uma gaiola com ração para facilitar o trabalho. Já Cléo, gata de pelagem branca e preta, estava desaparecida, mas foi localizada posteriormente.
A Defesa Civil segue realizando esforços para localizar animais em Olinda.
Foto: Reprodução/TV Globo
Investigações e vistorias continuam
A causa da explosão ainda não foi oficialmente divulgada. Moradores da região relataram um forte odor de gás de cozinha após o acidente. Peritos analisam botijões de gás que estavam no local.
Segundo o secretário executivo da Defesa Civil de Olinda, Carlos D'Albuquerque, o órgão realizou fiscalizações em toda a vizinhança interditando nove casas por não apresentarem atualmente condições de habitabilidade.
A gente fez um trabalho inicial de vistoriar toda a circunvizinhança, as edificações, para verificar se teve algum impacto do desabamento nessas edificações. Isso resultou numa interdição de nove edificações que não oferecem condições de habitabilidade. Então, elas estão interditadas até que os moradores façam o serviço de recuperação estrutural para poderem ser habitadas novamente. — Carlos D'Albuquerque
Busca por documentos e histórias
A Defesa Civil segue atuando na região, buscando resgatar documentos, fotos e objetos pessoais das famílias atingidas. Durante as buscas, já foram encontrados diversos itens que preservam parte das memórias dos moradores afetados pela tragédia.
Já foram resgatados muitos documentos, muitas fotos, muita história. Ou seja, a gente conseguiu resgatar parte da história de vida desses moradores que sofreram com esse desabamento. — Carlos D'Albuquerque
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.