Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Frei Chico, irmão de Lula, aciona Justiça contra acusações de fraude no INSS

Vice-presidente do Sindnapi, Frei Chico contesta publicações em redes sociais e critica uso político de investigações; ele não foi convocado pela CPMI do INSS.

21/10/2025 às 07:17 por Redação Plox

José Ferreira da Silva, mais conhecido como Frei Chico e irmão do presidente Lula, move uma ação judicial contra publicações em redes sociais que o vinculam a fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O processo tramita no Tribunal de Justiça de São Paulo e foi anunciado por meio de nota divulgada na última sexta-feira (17).

Frei Chico e Maria Baixinha, irmãos de Lula, posam em frente à sede da PF em Curitiba.

Frei Chico e Maria Baixinha, irmãos de Lula, posam em frente à sede da PF em Curitiba.

Foto: Presidência


Resposta às acusações e críticas à CPMI

Segundo a nota, Frei Chico se diz alvo de acusações consideradas “falsas e ofensivas”, dirigindo críticas à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, responsável por investigar irregularidades em descontos feitos nos benefícios de aposentados.

Não temo investigação, mas o que ocorre hoje é um julgamento antecipado, antes mesmo de os fatos serem apurados. É lamentável que parte da CPMI do INSS use esse processo como palco político, em vez de buscar a verdade – comunicado de Frei Chico

Confiança na Justiça e papel do governo

Com 83 anos de idade, Frei Chico reiterou sua confiança na Justiça e afirmou que o Brasil “vive um Estado de Direito, onde a Presidência da República não interfere – e não deve interferir – nas investigações”.

Investigação sobre sindicato e depoimento evitado

Frei Chico ocupa a vice-presidência do Sindnapi, um dos sindicatos citados em relatórios sobre benefícios irregulares a aposentados e pensionistas. Apesar disso, parlamentares da base governista têm evitado chamar o sindicalista para depoimento na CPMI que apura o caso.

A ação judicial busca proteger a reputação de Frei Chico em meio à repercussão das investigações, ressaltando o impacto causado por especulações e ataques nas redes sociais.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a