Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Saúde
Hospital Márcio Cunha inaugura novo bloco cirúrgico e dobra capacidade em Ipatinga
Investimento de R$ 17 milhões amplia e moderniza estrutura, permitindo realizar até 50 cirurgias por dia e reduzindo filas de espera na região
21/10/2025 às 15:58por Redação Plox
21/10/2025 às 15:58
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier, inaugurou um novo Bloco Cirúrgico na Unidade II, localizada no bairro Bom Retiro, em Ipatinga. A iniciativa representa um marco para o atendimento em saúde do Vale do Aço, trazendo inovação e ampliando a capacidade assistencial da instituição.
Funcionários.
Foto: Divulgação
Investimento e tecnologia impulsionam modernização
Com um aporte de cerca de R$ 17 milhões, o bloco recebeu a reforma completa das quatro salas cirúrgicas já existentes e ganhou outras quatro totalmente novas. Todas as salas foram equipadas com tecnologia de ponta para garantir modernização e segurança aos pacientes, além de prever possibilidades de futuras expansões tecnológicas, como a cirurgia robótica.
Novo bloco pertence à Unidade II.
Foto: Divulgação
Capacidade duplicada para atender a comunidade
A ampliação permitiu duplicar a capacidade cirúrgica da Unidade II, representando um avanço significativo no atendimento da região. Durante a cerimônia de inauguração, a direção da Fundação São Francisco Xavier reforçou a importância da expansão para desafogar a Unidade I, que continuará concentrando os procedimentos de alta complexidade, urgências e emergências.
Duplicamos a capacidade cirúrgica da Unidade II, o que vai permitir atender ainda mais pessoas, com qualidade, conforto e segurança. Essa ampliação desafoga a Unidade I, que continuará concentrando as cirurgias de alta complexidade e os casos de urgência e emergência. É um investimento que reforça nosso compromisso constante com a comunidade e com o futuro da saúde do Vale do Aço — Flaviano Feu Ventorim
Inauguração do Bloco Cirúrgico
Foto: Divulgação
Expectativa é dobrar número de cirurgias
A expectativa com o novo bloco é chegar a uma média de 50 cirurgias realizadas por dia, o que significa o dobro da capacidade anterior. O diretor de Negócios da instituição destacou que o projeto foi cuidadosamente estruturado, permitindo que as obras ocorressem sem interromper os atendimentos da unidade e representando um importante ganho assistencial para o hospital e para a região.
Mais eficiência e segurança para pacientes e equipes
Os benefícios da nova estrutura se refletem não apenas no aumento do número de cirurgias, mas também na melhoria dos processos e no atendimento humanizado. A oferta de cirurgias eletivas será ampliada, contribuindo para a redução das filas de espera e proporcionando mais conforto e segurança para pacientes e equipes cirúrgicas. A modernização também incluiu a aquisição de equipamentos como monitores, aparelhos de anestesia, arcos cirúrgicos e sistemas de TI atualizados.
Novos equipamentos.
Foto: Divulgação
Expansão estrutural e tecnológica
Com a ampliação, ambas as unidades do Hospital Márcio Cunha somam agora 18 salas cirúrgicas preparadas para procedimentos de diferentes complexidades. A sala de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) também foi ampliada, passando de seis para dez leitos. Áreas de apoio, como vestiários, recepção, sala de espera e estar médico, receberam melhorias para garantir mais conforto e segurança.
O hospital consolida-se como referência em assistência hospitalar no Leste de Minas Gerais.
Descerramento da placa.
Foto: Divulgação
Perfil e reconhecimentos do HMC
O Hospital Márcio Cunha se destaca como um hospital geral de alta complexidade, com 60 anos de história. São 558 leitos distribuídos em três unidades — uma delas exclusiva para tratamento oncológico. Atendendo uma população superior a 1,6 milhão de habitantes provenientes de 87 municípios, o hospital conta com cerca de 500 médicos em 58 especialidades e oferta serviços que englobam ambulatório, pronto-socorro, medicina diagnóstica, ensino, pesquisa e áreas de terapia intensiva adulta, pediátrica e neonatal, além de oncologia e alta complexidade cardiovascular.
No último ano, o HMC realizou aproximadamente 5.200 partos, 36 mil internações, mais de 18 mil cirurgias e 44 mil sessões de hemodiálise. Em oncologia, foram mais de 18 mil sessões de radioterapia e cerca de 33 mil de quimioterapia.
Novo bloco cirúrgico.
Foto: Divulgação
Entre as conquistas institucionais, o HMC foi pioneiro no país a obter o nível de excelência (ONA III) pela Organização Nacional de Acreditação. Também está listado entre as melhores unidades hospitalares do Brasil, ocupando o 6º lugar em Minas Gerais e 27º no ranking nacional da revista Newsweek.
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.