Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Geral
Brasil chega a nove mortes confirmadas por intoxicação por metanol
Casos fatais ocorrem em São Paulo, Paraná e Pernambuco; país soma 47 confirmações e 57 suspeitas em análise
21/10/2025 às 10:52por Redação Plox
21/10/2025 às 10:52
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O Brasil registra nove mortes confirmadas por intoxicação por metanol, de acordo com o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira. O número de casos confirmados subiu para 47, representando aumento em relação ao levantamento anterior, quando haviam sido relatadas oito mortes e 46 casos.
Imagem representativa
Foto: Pixabay
Novo caso fatal é registrado no Paraná
Segundo o boletim, o crescimento no total de mortes se deve ao óbito de um homem de 55 anos, morador de Foz do Iguaçu (PR). Conforme informou a Secretaria de Saúde do Estado, ele buscou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com fortes dores abdominais após ingerir bebida alcoólica. Exames laboratoriais confirmaram a presença de metanol em seu organismo.
Mortes e casos distribuídos pelo país
Além do caso no Paraná, outros seis óbitos por intoxicação por metanol foram registrados em São Paulo e dois em Pernambuco. Há ainda sete mortes suspeitas sob investigação.
Distribuição regional dos casos confirmados
Os 47 casos confirmados da substância se concentram em quatro estados brasileiros: São Paulo, com 38 registros confirmados; Paraná, com cinco; Pernambuco, com três; e Rio Grande do Sul, com um caso.
Suspeitas e notificações em análise
O relatório do Ministério da Saúde aponta que há 57 suspeitas de intoxicação em análise em todo o país. Outras 578 notificações já foram descartadas.
Dentre os casos sob investigação, destacam-se 26 notificações em Pernambuco e 19 em São Paulo, além de ocorrências em Piauí (três), Rio de Janeiro (duas), Paraná (duas) e episódios isolados em Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Minas Gerais e Tocantins.
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.