Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Lula nomeia Guilherme Boulos para Secretaria-Geral da Presidência

Deputado do PSOL-SP assume cargo estratégico para aproximar governo das bases populares após saída de Márcio Macêdo

21/10/2025 às 07:10 por Redação Plox

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou oficialmente, nesta segunda-feira (20), a escolha do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) para comandar a Secretaria-Geral da Presidência. A pasta tem papel estratégico na interlocução do governo com movimentos sociais.

Guilherme Boulos, Lula e Márcio Macedo.

Guilherme Boulos, Lula e Márcio Macedo.

Foto: Reprodução/guilhermeboulos.oficial/Instagram)

Boulos assume lugar de Márcio Macêdo

Guilherme Boulos substitui o ex-deputado Márcio Macêdo (PT-SE), que ocupava o ministério desde o início do terceiro mandato de Lula, iniciado em janeiro de 2023. O anúncio foi feito após reunião no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Lula, de Boulos, de Macêdo, além de outros integrantes do governo. Uma transição técnica entre as equipes deve acontecer nos próximos dias.

Relação com movimentos sociais é prioridade

A nomeação é vista como uma estratégia para reforçar a aproximação do governo com os movimentos sociais, mirando já no contexto da eleição presidencial de 2026. Conhecido por sua trajetória como uma das principais vozes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), Boulos terá a missão de dialogar diretamente com as bases populares.

A chegada dele ao comando da Secretaria-Geral marca a 13ª troca ministerial no atual mandato de Lula.

Permanência até o fim do mandato

Fontes próximas ao presidente afirmam que Boulos deverá permanecer no cargo até o final do mandato, sem concorrer a outros cargos em 2026 – ano em que, pela legislação, ministros precisam se desincompatibilizar para disputar eleições.

A Secretaria-Geral é uma das cinco pastas instaladas no Palácio do Planalto, o que proporciona acesso direto ao presidente e, agora, amplia o espaço do PSOL dentro do governo, antes ocupado pelo PT.

Agradecimento e compromisso do novo ministro

Após ser nomeado, Boulos usou as redes sociais para agradecer a Lula e afirmou que seu principal objetivo será aproximar ainda mais o governo da população:

Agradeço ao presidente Lula pelo convite para ser ministro da Secretaria Geral da Presidência da República. Minha principal missão será ajudar a colocar o governo na rua, levando as realizações e ouvindo as demandas populares em todos os estados do Brasil. Minha grande escola de vida e de luta foi o movimento social brasileiro e levarei esse aprendizado agora ao Planalto. Presidente, sua confiança será honrada com muito trabalho! – Guilherme Boulos

Perfil de Guilherme Boulos

Boulos, de 42 anos, é considerado hoje um dos principais nomes da esquerda no Brasil e liderança de destaque do PSOL. Nascido em São Paulo, é formado em Filosofia e mestre em Psiquiatria, além de atuar como professor e psicanalista.

Sua trajetória inclui candidaturas à Presidência da República (2018) e à prefeitura de São Paulo (2020 e 2024), sem êxito nas urnas. Em 2022, contudo, foi eleito deputado federal com a maior votação do estado, somando 1 milhão de votos.

As bandeiras defendidas por Boulos envolvem reforma urbana e melhoria no acesso à moradia, temas diretamente ligados à sua atuação no MTST.

A passagem de Macêdo pelo ministério

Durante o período em que esteve à frente da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo foi responsável pela articulação com movimentos sociais, coordenando eventos como o G20 Social no Rio de Janeiro, que antecedeu uma reunião de líderes das principais economias globais.

Macêdo, que assumiu o cargo em janeiro de 2023, também ocupou funções importantes no Partido dos Trabalhadores, entre elas a vice-presidência e a tesouraria da campanha de Lula em 2022. Recentemente, foi alvo de críticas internas, após a baixa participação em um evento de 1º de Maio em São Paulo, o que gerou insatisfação pública do presidente.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a