Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Márcio Macêdo deixa governo após demissão e mira eleições de 2026

Ex-ministro anuncia saída e deve disputar vaga de deputado federal por Sergipe; Guilherme Boulos assume o cargo em mudança promovida por Lula

21/10/2025 às 10:46 por Redação Plox

O ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, anunciou sua saída do governo em um vídeo publicado nas redes sociais pouco após ser demitido do cargo. Segundo Macêdo, ele encerra seu ciclo com a “sensação de missão cumprida” à frente do ministério.

Lula e o ministro Márcio Macedo se encontram.

Lula e o ministro Márcio Macedo se encontram.

Foto: Agência Brasil


Saída para disputar eleições em 2026

De acordo com declarações feitas por Márcio Macêdo, a principal razão da saída é sua decisão de disputar as eleições de 2026. Nos bastidores do Palácio do Planalto, a expectativa é que ele concorra a uma vaga de deputado federal por Sergipe.

Boulos assume pasta e Lula mira mudança de direção

No vídeo, Macêdo revelou que será substituído por Guilherme Boulos, deputado federal pelo PSOL de São Paulo. A alteração à frente do ministério teria sido motivada por insatisfação do presidente Lula com a gestão anterior e pela intenção de promover uma guinada à esquerda de olho nas próximas eleições nacionais.

Gratidão ao presidente Lula

A palavra que eu tenho para dizer neste momento é a de gratidão – Márcio Macêdo

Segundo Macêdo, Lula fez a opção pela troca buscando alguém sem pretensões eleitorais para ocupar o cargo e dedicar-se exclusivamente à gestão da pasta.

Oficialização no Diário Oficial

A nomeação de Guilherme Boulos será publicada na edição desta terça-feira (21) do Diário Oficial da União. A medida marca uma nova etapa na composição ministerial do governo.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a