Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Minas Gerais investe em tecnologia e inovação para impulsionar desenvolvimento sustentável

Fórum Técnico define prioridades para o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, com foco em inclusão e desenvolvimento regional

21/11/2024 às 19:00 por Redação Plox

A etapa final do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência – Por Um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável começa na próxima segunda-feira (25/11) e se estende até quarta-feira (27/11). O evento, organizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com apoio de quase 50 instituições, terá como principal objetivo definir propostas para o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. A plenária final consolidará um documento de sugestões e elegerá um comitê de representação para acompanhar os próximos passos.

Ampliação da participação social no plano estadual

Criado em 2019 e retomado após interrupção devido à pandemia, o fórum busca engajar a sociedade civil na elaboração de políticas públicas que promovam desenvolvimento inclusivo e sustentável. Durante os últimos meses, sete encontros regionais reuniram representantes de diferentes partes do estado em cidades como Diamantina, Montes Claros, Viçosa, Lavras, Belo Horizonte, Ipatinga e Uberlândia. As discussões abordaram as particularidades de cada região, considerando diversidades e assimetrias estaduais.

Os debates foram organizados em quatro eixos temáticos:

  • Estrutura da política de ciência, tecnologia e inovação;
  • Desenvolvimento social e qualidade de vida;
  • Natureza e sociedade;
  • Cidades inteligentes, sustentáveis e criativas.

O material resultante desses encontros, somado às contribuições de consultas públicas, foi consolidado em um caderno com 111 propostas. Esse conteúdo será a base para deliberações e priorizações na etapa final.

Programação e debates da etapa final

A etapa final terá início às 8 horas de segunda-feira, com o credenciamento dos participantes. Às 9 horas, será realizada a abertura oficial, seguida de uma palestra magna às 10h30. O tema central da palestra será “A importância da ciência, tecnologia e inovação para um desenvolvimento inclusivo e sustentável”, ministrada por Wadson Nataniel Ribeiro, gerente regional do Centro-Oeste da Finep.

Ao longo do dia, quatro painéis temáticos aprofundarão as discussões:

  1. Estrutura da política de ciência, tecnologia e inovação no Estado de Minas Gerais: cenário e desafios (11h), com Mario Neto Borges, Fernando Marcos dos Reis e Vanesca Korasaki.
  2. Contribuição da ciência, tecnologia e inovação para as políticas públicas e o desenvolvimento social (14h), com Rodrigo Souza Leite e Carlos Henrique de Carvalho.
  3. Importância da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade ambiental do Estado (14h40), com Paulo Sérgio Lacerda Beirão e Léo Heller.
  4. Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento de cidades inteligentes, sustentáveis e criativas (15h20), com a professora Daniela Scotton.

Definição de prioridades e eleição de comitê

Nos dias subsequentes, o evento contará com atividades de grupos de trabalho vinculados aos eixos temáticos, debates e a plenária final. Nesta última etapa, os 75 representantes eleitos nos encontros regionais terão o papel de votar e priorizar as propostas que subsidiarão a criação do plano estadual. Além disso, serão definidos os integrantes do comitê de representação, responsáveis por acompanhar os desdobramentos do fórum.

A iniciativa reafirma o compromisso de Minas Gerais com o uso da ciência, tecnologia e inovação como ferramentas estratégicas para promover qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e inclusão social em todo o estado.

Compartilhar a notícia

Veja também
Bebê encontrada abandonada
GERAL

Bebê é encontrada abandonada em calçada de cidade em MG

Segundo informações da Polícia Militar, o bebê foi encaminhado para um hospital da cidade

Gari que viu tragédia da Vale será indenizado em R$ 100 mil
GERAL

Gari que presenciou tragédia da Vale será indenizado em R$ 100 mil

Homem afirmou que foi diagnosticado com estresse pós-traumático após ver a passagem do mar de lama em Brumadinho

GERAL

Tragédia no Ano-Novo: bebê de 2 meses morre asfixiado em Minas Gerais ; mãe é presa

Avó encontrou a criança sem reação; mãe havia ingerido álcool antes de dormir.

 Foto: CBMG/Divulgação
GERAL

Mulher é resgatada no Parque das Cachoeiras após se perder durante trilha

A vítima localizou os Bombeiros por aplicativo de mensagens e foi encontrada próximo a uma queda d'água natural

para você
POLíCIA

Acusado de abusar da neta é preso após fuga para o Espírito Santo

Idoso de 69 anos foi detido por suspeita de estuprar a neta de 9 anos enquanto ela estava sob os cuidados da avó em Minas Gerais.

Eraldo
FAMOSOS

Ator mineiro Eraldo Fontiny morre aos 41 anos

Eraldo Fontiny ganhou reconhecimento nacional com a personagem Lili, descrita como "uma criança aparentemente dócil que faz todo tipo de atrocidades"

ECONOMIA

Minas recebeu mais de 8,5 mil novas empresas em agosto

No acumulado do ano, já são quase 66 mil novos empreendimentos em todas as regiões do estado, que mantém crescimento de 12% frente ao mesmo período de 2023

Belo Horizonte vacina contra covid pessoas de 41 anos a partir de sexta-feira
SAúDE

Belo Horizonte vacina pessoas de 41 anos contra covid a partir de sexta-feira

Também será feita a antecipação da segunda dose para idosos de 60 anos, a partir de sábado