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Política
Câmara de Ipatinga realiza audiência pública sobre Educação Inclusiva e Transformadora
Reunião nesta quinta-feira (24), às 18h, proposta pelo vereador Matheus Braga e apoiada por Daniel do Bem, vai debater políticas para inclusão e acolhimento de crianças com TEA na rede de ensino
21/11/2025 às 16:00por Redação Plox
21/11/2025 às 16:00
— por Redação Plox
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A cada 24 crianças, uma está dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O dado evidencia a urgência de debater, com profundidade e responsabilidade, políticas públicas que garantam inclusão, acolhimento e qualidade na educação.
Com esse foco, a Câmara Municipal de Ipatinga realizará, a pedido do vereador Matheus Braga, uma Audiência Pública sobre Educação Inclusiva e Transformadora no dia 24 de novembro, às 18h, aberta a toda a população.
Foto: Divulgação
Debate aberto com famílias, educadores e especialistas
A iniciativa pretende ouvir quem vive essa realidade diariamente: pais, professores, especialistas, profissionais da saúde, diretores escolares e toda a comunidade. A proposta é transformar desafios em ações concretas, a partir de relatos reais, dados técnicos e experiências locais.
Responsável pela solicitação da audiência, o vereador Matheus Braga ressalta a importância do encontro:
Quando olhamos para o fato de que, entre 24 crianças, uma está dentro do espectro autista, entendemos que essa discussão precisa ser prioridade em Ipatinga. Educação Inclusiva e Transformadora não é conceito abstrato. É prática diária, feita com presença, escuta e participação de todos.
Vereador Matheus Braga
Participação popular e construção coletiva
O vereador Daniel do Bem, apoiador da audiência e defensor da causa autista, reforça o caráter participativo do debate:
Só avança quem escuta. A audiência é apresentada como oportunidade de construir soluções com quem vive essa rotina — famílias, educadores e profissionais que enfrentam os desafios no dia a dia.
A Audiência Pública contará ainda com a presença de técnicos, entidades e profissionais ligados à educação inclusiva, que devem contribuir com análises, diagnósticos e recomendações para o fortalecimento de práticas inclusivas no município.
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