Saúde

Casos de pneumonia sobem 20% em SP, e vacina gratuita pelo SUS tenta conter formas graves

Entre janeiro e agosto, atendimentos por pneumonia passaram de 167,3 mil para mais de 202 mil em São Paulo, lotando unidades de saúde; especialistas relacionam alta à queda na cobertura vacinal, enquanto SUS oferece imunização de graça nas UBS

21/11/2025 às 11:54 por Redação Plox

Os casos de pneumonia aumentaram em todo o estado de São Paulo e vêm lotando unidades de saúde neste fim de ano. De janeiro a agosto, a Secretaria Estadual da Saúde registrou 202.357 atendimentos pela doença, alta de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 167.263.

Nesta sexta-feira (21), a vacinação estará disponível em todas as AMAs e UBSs Integradas da cidade de São Paulo, que funcionarão em horário normal

Nesta sexta-feira (21), a vacinação estará disponível em todas as AMAs e UBSs Integradas da cidade de São Paulo, que funcionarão em horário normal

Foto: Reprodução / TV Globo.


É nesse cenário de avanço rápido que especialistas reforçam o alerta: grande parte das infecções poderia ser evitada com proteção adequada, especialmente com a vacinação. Segundo médicos, a combinação entre vírus respiratórios e baixas coberturas vacinais tem contribuído diretamente para a escalada de atendimentos por pneumonia.

Especialistas apontam avanço de pneumonias virais e bacterianas

O pneumologista Rodrigo Athanazio explica que tanto as pneumonias bacterianas quanto as virais têm crescido e que uma infecção viral mal controlada pode abrir caminho para quadros mais graves.

A gente stá acostumado a falar da pneumonia bacteriana, que é muito frequente, mas a viral também ocorre. Frente a isso, a vacinação é muito importante. Primeiro para prevenir, e segundo porque uma das principais causas de pneumonia bacteriana é o quadro viral que desregula nosso sistema, e uma bactéria pode penetrar em seguida

Rodrigo Athanazio

A doença continua entre as principais causas de morte no mundo, segundo o especialista, que relaciona o aumento de casos à queda nas coberturas vacinais observada nos últimos anos. A evolução da pneumonia para quadros críticos pode levar a internações prolongadas e risco de óbito.

Vacina de graça no SUS ajuda a evitar casos graves

A vacina que protege contra a pneumonia é oferecida gratuitamente pelo SUS e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). De acordo com especialistas, trata-se de um cuidado simples, mas capaz de reduzir significativamente a chance de evolução para estágios graves da doença.


Nesta sexta-feira (21), quem quiser se vacinar pode procurar qualquer AMA ou UBS Integrada da cidade de São Paulo. As unidades vão funcionar normalmente, oferecendo a imunização contra a pneumonia dentro da rotina de atendimento.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a