Política

Lula chega à África do Sul para Cúpula do G20 focada em minerais críticos

Presidente participa de encontro em Joanesburgo com líderes das maiores economias do mundo; agenda destaca minerais críticos, mudança do clima e legado brasileiro na luta contra a fome e a pobreza

21/11/2025 às 10:40 por Redação Plox

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou nesta sexta-feira (21) em Joanesburgo, na África do Sul, para participar da Cúpula do G20, grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana. O encontro será realizado no sábado (22) e no domingo (23).

Lula desembarca na África do Sul para a Cúpula do G20, que terá os minerais críticos como foco das discussões

Lula desembarca na África do Sul para a Cúpula do G20, que terá os minerais críticos como foco das discussões

Foto: Presidência


Reuniões bilaterais e agenda com aliados do Brics

No primeiro dia em solo sul-africano, Lula deverá ter reuniões bilaterais com outros chefes de Estado, em agenda ainda a ser divulgada pelo Itamaraty. Entre os encontros esperados estão o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, considerados aliados estratégicos do Brasil no Brics.

Ausência dos Estados Unidos na cúpula

Os Estados Unidos decidiram não participar do evento. O governo do presidente Donald Trump anunciou que não enviará representantes a Joanesburgo.

Três eixos principais de debate

Sob comando da presidência sul-africana, o G20 terá três sessões temáticas ao longo do fim de semana, dedicadas aos seguintes temas:

Crescimento econômico sustentável, financiamento ao desenvolvimento, comércio e dívidas públicas

Mudança do clima, redução de riscos de desastres, segurança alimentar e transição energética

Minerais críticos, trabalho decente e inteligência artificial

Minerais críticos ganham protagonismo

Os minerais críticos devem ocupar o centro das discussões na cúpula. Utilizados na fabricação de produtos eletrônicos, baterias, equipamentos militares e motores de carros elétricos, eles são frequentemente citados por Lula como possível trunfo nas negociações com os Estados Unidos para a continuidade da redução do chamado tarifaço.

A expectativa é que o tema esteja presente na declaração final dos líderes na África do Sul.

É a primeira vez que o G20 consegue um documento sobre minerais críticos, reforçando a ideia de que os países devem buscar o beneficiamento de minerais na origem — secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty, Philip Fox-Drummond Gough

Legado da presidência brasileira no G20

Em 2024, o G20 foi sediado no Rio de Janeiro. A principal iniciativa lançada pelo Brasil, que presidiu o grupo, foi a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, que prevê medidas como transferências de renda, desenvolvimento de programas locais de alimentação escolar, ampliação do acesso ao microcrédito e ao sistema financeiro formal, além de mecanismos de proteção social entre os países participantes.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a