Política

Indicado por Lula ao STF, Jorge Messias elogia governo em tese de doutorado

Advogado-geral da União, escolhido para a vaga de Barroso no Supremo, cita Lula 54 vezes em trabalho acadêmico e exalta condução econômica, responsabilidade fiscal e protagonismo internacional do Brasil

21/11/2025 às 23:27 por Redação Plox

Indicado por Lula para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado-geral da União, Jorge Messias, dedicou amplo espaço ao presidente em sua tese de doutorado, defendida na Universidade de Brasília (UnB) no ano passado. Ao longo de 328 páginas, o trabalho cita Lula 54 vezes e traz diversas menções elogiosas ao atual governo.

Lula ao lado de Jorge Messias

Lula ao lado de Jorge Messias

Foto: Ricardo Stuckert / PR


Tese destaca atuação da AGU e alinhamento com governo Lula

A pesquisa acadêmica de Messias aborda a atuação da Advocacia-Geral da União (AGU) e do chamado “centro de governo”. Com o título O centro de governo e a AGU: estratégias de desenvolvimento do Brasil na sociedade de risco global, o texto estabelece comparações entre gestões e exalta ações do governo petista, evidenciando o alinhamento político do atual indicado ao STF.

Menções elogiosas à economia e à política fiscal

Entre os trechos destacados da tese, Messias afirma que “o governo Lula reagiu, de maneira firme, às apostas contra a economia nacional”.

Em outra passagem, o advogado-geral ressalta que a equipe econômica acelerou a agenda fiscal para reforçar o compromisso com o equilíbrio das contas públicas, registrando que, “embora tivesse até o mês de agosto para apresentar um projeto de lei complementar com as novas regras fiscais, a equipe econômica decidiu acelerar o cronograma com vistas a reforçar o compromisso do governo Lula com a responsabilidade fiscal”.

Louvores à projeção internacional do Brasil

Messias também enaltece a atuação internacional do presidente ao escrever que, “na área internacional, o governo Lula logrou rapidamente reestabelecer o respeito e o protagonismo brasileiro”.

Comparação entre Lula e Bolsonaro na área ambiental

No documento, o advogado-geral compara diretamente o governo Lula com a gestão de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), na área ambiental. Ele afirma que, “nesse contexto, a política externa de Lula, em contraste gritante com o governo anterior, colocou a questão ambiental no centro de suas preocupações, como bem mostra a realização da Cúpula da Amazônia em agosto de 2023, a ida do presidente Lula às COPs 27 e 28, além da organização, em Belém, da COP30, em 2025”.

Análise do Senado e possível permanência no STF

A indicação de Jorge Messias ao STF ainda será analisada pelo Senado Federal, que é responsável por aprovar ou rejeitar o nome escolhido pelo presidente da República. Caso seja confirmado, o advogado-geral da União poderá permanecer por décadas na mais alta Corte do país, seguindo as regras de idade para aposentadoria compulsória.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a