Circuito Mata Atlântica de Minas faz balanço e traça metas para o turismo em 2024

Um dos pontos destacados foi a discussão sobre a certificação, visando a habilitação ao ICMS Turismo

Por Plox

21/12/2023 16h46 - Atualizado há 6 meses

Em sua última reunião do ano envolvendo a participação dos conselheiros, o CTMAM (Circuito Mata Atlântica de Minas), realizou a avaliação de 2023 e projeção de metas para o próximo ano. A pauta do encontro foi repleta de temas estratégicos que visam impulsionar o setor turístico regional. No encontro, que foi realizado em ambiente virtual, vários assuntos foram discutidos. Um dos pontos destacados foi a discussão sobre a certificação, visando a habilitação ao ICMS Turismo.

Foto: Divulgação / Rodrigo Zeferino

 

O processo de certificação é anual e é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). Este ano, ele está sendo concluído e a previsão é que o resultado final será divulgado até dia 30. Os municípios que atenderem aos critérios estabelecidos serão habilitados a receber, em 2024, os repasses. Em 2023, foram habilitados 485 municípios a receber recursos do ICMS Turismo.

Avaliando o desempenho  da 6ª Feira de Turismo do Vale do Aço, os conselheiros compartilharam suas percepções sobre o evento e discutiram oportunidades de melhorias para a próxima edição, visando atrair um número ainda maior de participantes.

Outro destaque da reunião foi o anúncio do desenvolvimento de um aplicativo. A ferramenta, que será lançada em 2024, terá inúmeras funcionalidades e promete proporcionar aos visitantes informações detalhadas sobre a região, roteiros turísticos, eventos e facilidades locais, contribuindo para uma experiência mais completa e acessível.

Para o presidente do CTMAM, Hélio Anício , a reunião revelou um ambiente otimista e proativo, delineando estratégias que prometem continuar impulsionando o turismo regional em 2024. "Com a certificação turística, o aprimoramento da Feira de Turismo, o lançamento do aplicativo e outras ações que estaremos desenvolvendo, o CTMAM demonstra seu firme compromisso em transformar a Região Turística da Mata Atlântica em um destino de destaque."

Destaques