Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Médico explica as diferenças dos sintomas da dengue e da chikungunya

Na fase inicial, essas doenças se assemelham muito em relação aos sintomas; mas existem diferenças sutis que ajudam a diferenciar cada uma dessas doenças

21/12/2023 às 21:46 por Redação Plox

O número de pessoas que já pegaram dengue e chikungunya este ano no Vale do Aço serve de alerta: novamente estamos vivendo uma epidemia. Somando-se as duas doenças, são cerca de 30 mil casos confirmados nas quatro cidades do Vale do Aço, segundo o painel da Secretaria de estadual de Saúde. Além disso, cinco pessoas já morreram: 2 com diagnosticadas com dengue e três com chikungunya. Como os vírus estão amplamente circulando no Vale do Aço, o Plox recebe o médico Guilherme Campos para explicar as diferenças dos sintomas da dengue e da chikungunya, o tratamento e a prevenção. Acompanhe!


Na fase inicial, essas doenças se assemelham muito em relação aos sintomas. As pessoas infectadas podem sentir febre alta, dor no corpo, na cabeça, dentre outros sintomas. Mas existem diferenças sutis que ajudam a diferenciar cada uma dessas doenças. A principal delas é que a chikungunya acomete as articulações com a dor mais intensa nas “juntas”.
 

Veja o número de casos e mortes confirmados dengue e chikungunya em cada uma das quatro cidades do Vale do Aço:

 

Ipatinga: casos confirmados de dengue
Ipatinga: óbito confirmado
Ipatinga

 

Ipatinga: óbito confirmado
Coronel Fabriciano

 

Coronel Fabriciano
Coronel Fabriciano
Timóteo
Timóteo
Timóteo
Santana do Paraíso
Santana do Paraíso
Santana do Paraíso

 

 

Vacina contra a dengue no SUS

O Ministério da Saúde incorporou, nesta quinta-feira (21), a vacina contra dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. A vacina, conhecida como Qdenga, não será utilizada em larga escala em um primeiro momento, já que o laboratório fabricante, Takeda, afirmou que tem uma capacidade restrita de fornecimento de doses. Por isso, a vacinação será focada em público e regiões prioritárias.  A incorporação do imunizante foi analisada de forma célere pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec) e passou por todas as avaliações da comissão que recomendou a incorporação.

“O Ministério da Saúde avaliou a relação custo-benefício e a questão do acesso, já que em um país como o Brasil é preciso ter uma quantidade de vacinas adequada para o tamanho da nossa população. A partir do parecer favorável da Conitec, seremos o primeiro país a dar o acesso público a essa vacina, como um imunizante do SUS. E, até o início do ano, faremos a definição dos públicos alvo levando em consideração a limitação da empresa Takeda do número de vacinas disponíveis. Faremos priorizações”, explicou a Ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Agora, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) trabalhará junto à Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) para definir a melhor estratégia de utilização do quantitativo disponível, com público alvo prioritário e regiões com maior incidência da doença para aplicação das doses. A definição dessas estratégias deve ocorrer nas primeiras semanas de janeiro. Segundo o laboratório, a previsão é que sejam entregues 5.082 milhões de doses em 2024, entre fevereiro e novembro. O esquema vacinal é composto por duas doses.

Compartilhar a notícia

Veja também
Duracell acusa Energizer de propaganda enganosa nos EUA
GERAL

Duracell acusa Energizer de propaganda enganosa nos EUA

Disputa entre fabricantes de pilhas vai parar na Justiça após campanha publicitária controversa

Ipatinga promove Sábado Azul com ações sobre autismo no Parque Ipanema
GERAL

Ipatinga promove Sábado Azul com ações sobre autismo no Parque Ipanema

Evento de inclusão e conscientização sobre o autismo acontece no Parque Ipanema neste sábado (12), com entrada gratuita

GERAL

Cresce 25% a população em situação de rua no Brasil em 2024, aponta pesquisa

Número de pessoas vivendo nas ruas atinge 327.925 em dezembro de 2024, um crescimento alarmante comparado a anos anteriores.

Fabriciano
GERAL

Veja as novas medidas para bares e restaurantes em Fabriciano

Nos próximos 21 dias, ficam proibidas: utilização dos espaços públicos de lazer, prática de esportes coletivos de contato físico em todo município e funcionamento de saunas coletivas

para você
Surto de salmonella intoxica mais de 100 turistas em hotel na Espanha
LAZER

Surto de salmonella intoxica mais de 100 turistas em hotel na Espanha

Hóspedes, incluindo crianças e um bebê de 1 ano, foram hospitalizados após consumirem alimentos contaminados no buffet do Hotel Izán Cavanna, em La Manga

Trabalho: TST valida laudo de fisioterapeuta em ação por doença ocupacional
EMPREGO

Trabalho: TST valida laudo de fisioterapeuta em ação por doença ocupacional

Ex-funcionária lesionada por esforço repetitivo no trabalho será indenizada após decisão da Justiça que reconheceu laudo pericial de fisioterapeuta

AGU ordena remoção de grupos que vendem material para falsificar bebidas
POLíCIA

AGU ordena remoção de grupos que vendem material para falsificar bebidas

Após denúncia da BBC, governo exige que Meta retire conteúdos ilegais do Facebook e preserve provas para investigação

Reprodução Redes Sociais
EDUCAçãO

Falha no Sisu afecta candidatos do Enem 2023

Erro temporário na divulgação dos resultados provoca confusão e frustra expectativas de alunos.