Extra

Verão começa neste domingo com calor acima da média e risco de temporais no Brasil

Estação terá ondas de calor, potencial para alagamentos e enchentes e influência da La Niña e da Alta Subtropical do Atlântico Sul, com forte elevação das temperaturas já na semana do Natal em estados do Sudeste

21/12/2025 às 09:22 por Redação Plox

O verão no Brasil começa oficialmente neste domingo (21/12), às 12h03, com previsão de temperaturas acima da média na maior parte do país. A expectativa do Climatempo é de uma estação marcada por episódios de ondas de calor e risco de temporais intensos, com potencial para alagamentos e enchentes. Na semana do Natal, os termômetros já devem subir em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

Foto: Pixabay


La Niña altera regime de chuvas no país

De acordo com o Climatempo, dois fenômenos climáticos vão influenciar o padrão atmosférico neste verão. Um deles é a La Niña, caracterizada pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial, o que altera a circulação da atmosfera.

Na prática, esse fenômeno favorece o aumento de chuvas nas regiões Norte e Nordeste e períodos de estiagem no Sul do Brasil. A atuação da La Niña deve se estender até meados de janeiro, enquanto o verão prossegue até as 11h45 de 21 de março de 2026.

Alta Subtropical do Atlântico Sul reforça bloqueio de frentes frias

Outro destaque desta estação é a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), que deve atuar com força, funcionando como um bloqueio atmosférico e afastando frentes frias que avançam pelo país. É justamente a ASAS que tende a impactar as temperaturas na primeira semana do verão, favorecendo o predomínio de uma massa de ar quente e seca em parte do Sudeste.

Com isso, as temperaturas sobem em todos os estados da região Sudeste ao longo da semana do Natal. O Climatempo aponta ainda que áreas de alta pressão vão intensificar o calor na região Sul e no interior do Nordeste, com máximas próximas de 35 °C, enquanto no Norte os valores devem ficar perto dos 32 °C.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a