Pimenta, o refúgio natural em Minas Gerais: entre serras e rios

Conhecido como "mar de Minas", o lago de Furnas atrai turistas de vários locais do Brasil e do mundo, e a cidade de Pimenta se destaca por atrações alternativas

Por Plox

22/01/2024 12h10 - Atualizado há 3 meses

Pimenta, uma pequena e encantadora cidade localizada no oeste de Minas Gerais, oferece aos seus 8.236 habitantes e visitantes uma experiência única de proximidade com a natureza e a cultura local. Situada entre importantes rios e serras, a cidade se destaca por sua beleza natural e tranquilidade.

Nossa equipe esteve no local, em um condomínio chamado Recanto das Garças, pra mostrar um pouco da beleza do local, confira:

Envolvida pelos Rios Grande e São Francisco, Pimenta se encontra ao pé da Serra da Pimenta, uma extensão da imponente Serra da Canastra. Esta serra, atravessada pelo Rio Grande, abriga o pitoresco distrito de Santo Hilário, que presta homenagem ao naturalista francês August de Saint Hilaire. Com apenas 400 habitantes, Santo Hilário é um exemplo de preservação e respeito à história e à natureza.

Reprodução/ divulgação

Além de sua rica história, a região é conhecida pelo Lago de Furnas, formado pelo Rio Grande, e suas numerosas e deslumbrantes cachoeiras. O turismo na região é uma experiência imersiva na natureza, com vistas de tirar o fôlego de mirantes e trilhas acessíveis a todas as idades.

Foto: Plox

Pimenta também se destaca pela sua forte tradição culinária. Com uma variedade de restaurantes e bares oferecendo pratos caseiros, o município utiliza produtos de alta qualidade, cultivados localmente. A gastronomia é uma das principais atrações para visitantes, proporcionando uma verdadeira viagem pelos sabores da região.

Foto: Plox

Além de sua beleza natural e culinária, Pimenta promove eventos que impulsionam o comércio local e incentivam o empreendedorismo. Um grande atrativo da cidade são os diversos tipos de queijos, que você pode comprar a preço de atacado, direto da fábrica.

Foto: Plox

A cidade acolhe turistas de todo o Brasil em projetos que valorizam um turismo consciente, respeitando tanto os moradores locais quanto os visitantes.

 

Pimenta é um destino perfeito para quem busca paz, tranquilidade e um contato íntimo com a natureza, sem abrir mão da cultura e da boa gastronomia. Este santuário natural em Minas Gerais continua a cativar corações com sua combinação única de paisagens naturais e tradições locais.

 

 

 

Destaques