Lula critica Zema e menciona Jesus Cristo ao falar sobre renegociação de dívidas estaduais

Presidente destaca esforço na sanção de projeto e alfineta governador mineiro em evento sobre a concessão da BR-381.

Por Plox

22/01/2025 12h44 - Atualizado há 5 meses

Durante a cerimônia de assinatura do contrato de concessão da BR-381, realizada nesta terça-feira (22) no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) direcionou críticas ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Lula acusou Zema de ingratidão em relação ao projeto que renegocia as dívidas dos Estados com a União, sancionado recentemente.

"A palavra ‘obrigado’ é tão simples, mas para falar ‘obrigado’ é preciso ter grandeza", disse Lula, acrescentando que Zema deveria presenteá-lo com um prêmio: "Um troféu de primeiro presidente da República que ele tem conhecimento que nunca vetou absolutamente nada de nenhum governador e de nenhum prefeito por ser contra ou por ser oposição".

 

As dívidas estaduais somam cerca de R$ 765 bilhões, sendo R$ 157,7 bilhões de Minas Gerais. Ao mencionar o impacto do projeto, o presidente afirmou: "O que nós fizemos para os Estados que não pagavam a dívida talvez só Jesus Cristo fizesse se ele concorresse à presidência da República desse país".

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Troca de críticas com Zema e ministros
Após a sanção do projeto, Zema criticou um dos vetos do presidente em redes sociais, provocando respostas de ministros como Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil). A tensão entre os governos estadual e federal tem marcado a discussão sobre a renegociação das dívidas.

Concessão da BR-381: melhorias previstas na “rodovia da morte”
No mesmo evento, foi assinado o contrato de concessão da BR-381, conhecida como “rodovia da morte”. O trecho de 303,4 km, que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, receberá investimentos estimados em R$ 10 bilhões durante os 30 anos de concessão.

Plano de melhorias
A BR-381, uma das estradas federais com maior número de acidentes no país, registrou 347 ocorrências apenas no primeiro semestre de 2024. Entre os principais problemas estão o traçado sinuoso, pistas simples, manutenção precária e ausência de sinalização e iluminação.

O projeto de readequação prevê:

  • Duplicação de 106 km em trechos que atravessam 13 cidades.
  • Construção de 83 km de faixas adicionais, 23 passarelas para pedestres e áreas de escape.
  • Pontos de parada e descanso para caminhoneiros.

Os trabalhos iniciais incluem reparos emergenciais em trechos esburacados, pontes, viadutos, e recuperação de sinalização e iluminação nos primeiros 100 dias.

Concessionária e tarifas
A BR-381 será gerida pela Concessionária Nova 381, do grupo 4UM Investimentos, vencedora do leilão. O pedágio será gratuito no primeiro ano e, após esse período, oferecerá descontos para moradores e trabalhadores locais, além de opção de pagamento automático com TAGs.

 

 

 

 

 

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