Prefeitura de Timóteo reúne forças de segurança para planejar Carnaval 2026

Encontro com Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil apresentou estrutura da festa que marca a retomada do carnaval após 14 anos, com arena na Praça do Coreto e reforço no esquema de segurança

22/01/2026 às 10:58 por Redação Plox

A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Gabinete do Prefeito e das secretarias de Obras, Governo, Comunicação e Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, além da Subsecretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Subsecretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, reuniu representantes das forças de segurança nesta quarta-feira (21) para discutir a organização do Carnaval 2026.

22.01 - Release PMT - Prefeitura reúne forças de segurança para discutir organização do Carnaval 2026

Foto: Divulgação

O encontro teve a participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, que conheceram a estrutura prevista para o evento e levantaram as principais necessidades para garantir a segurança durante os cinco dias de folia.

22.01 - Release PMT - Prefeitura reúne forças de segurança para discutir organização do Carnaval 2026

Foto: Divulgação

Planejamento e estrutura do evento

A produção do carnaval ficará a cargo do Instituto Moreira Matos e do Grupo Mais Vip, responsáveis desde a contratação dos artistas e blocos que irão desfilar até a disponibilização virtual dos ingressos gratuitos para o público.

O espaço do carnaval será fechado e controlado, com segurança privada em toda a área do evento, banheiros e sinalização vertical e horizontal.

22.01 - Release PMT - Prefeitura reúne forças de segurança para discutir organização do Carnaval 2026

Foto: Divulgação

Atuação da Polícia Militar

O comandante da 85ª Companhia da Polícia Militar de Minas Gerais, capitão PM Gedaias Teixeira, apresentou pontos considerados essenciais para o planejamento da corporação, que atuará em toda a cidade. Entre as informações necessárias estão a previsão de público, detalhes de eventos paralelos aos shows na arena que será montada na Praça do Coreto e a estimativa de turistas vindos de municípios vizinhos.

“Nós vamos trabalhar com todo o nosso efetivo reforçado com os pelotões vizinhos. Queremos assegurar aos foliões condições de curtir o carnaval, mas ressaltamos que a segurança é responsabilidade de todos, todos têm que colaborar”, disse. Capitão PM Gedaias Teixeira

Ingressos virtuais e controle de acesso

Segundo o empresário Bruno Freire, do Grupo Mais Vip, uma das medidas para reforçar o controle e a segurança será o uso de ingressos virtuais, mesmo sendo gratuitos. O folião terá de se cadastrar e apresentar o ingresso no celular na entrada, o que permite identificar quem acessa o espaço do carnaval e reforçar o caráter familiar da festa.

Foco na segurança e retorno da festa

O secretário de Segurança e Ordem Pública, capitão BM Joel Mafra, destacou que a reunião foi o primeiro passo do planejamento específico de segurança, um dos principais focos da administração.

Ele enfatizou a importância da participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e demais órgãos envolvidos na operação, ressaltando que a preparação antecipada permite mais previsibilidade e organização para o carnaval, que retorna à cidade após 14 anos.

Capitão Mafra reforçou ainda que a Administração Municipal pretende fazer tudo o que estiver ao alcance para garantir um ambiente seguro, em que as famílias possam se sentir tranquilas, com atenção especial à presença de crianças e jovens. Ele afirmou que essa é uma demanda da população e que a gestão municipal trabalha para oferecer um carnaval bonito, organizado e com máxima segurança.

Próximos passos

Na próxima semana, a Prefeitura deverá divulgar orientações específicas aos foliões, incluindo recomendações e dicas de segurança. Uma nova reunião com os órgãos envolvidos já está marcada para a próxima terça-feira (27).

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a