educação

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Aulas semipresenciais são retomadas em Timóteo

    Os alunos foram recebidos com as boas-vindas na porta das escolas por artistas da área de teatro que foram contemplados com a Lei Aldir Blanc em Timóteo.

    Por Plox

    22/02/2021 20h29 - Atualizado há cerca de 3 anos

    A retomada das aulas em Timóteo nesta segunda-feira, 22, transcorreu em um clima de total tranquilidade, segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Cerca de 800 alunos marcaram presença no primeiro dia de aula, ou seja, quase 50% dos 1,9 alunos do 6º ao 9º anos. 

    O município reiniciou as aulas de forma escalonada, sendo que nesta segunda retornaram às aulas presenciais os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Dia 8 de março voltam os alunos dos Anos Iniciais; em 22/03, a Educação Infantil (4 e 5 anos); e 05/04, UMEIs (Unidades Municipais de Educação Infantil) e creches conveniadas. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) retorna na mesma data dos Anos Finais para alunos do segundo segmento; e dos Anos Iniciais para alunos do primeiro segmento. O município de Timóteo conta com aproximadamente 6.000 alunos. 

    Pelo rodízio estabelecido pela Secretaria de Educação a cada semana deverão participar, presencialmente, um grupo de cerca de 50% da turma enquanto o outro grupo de alunos desenvolve atividades de forma remota. Na semana seguinte, os grupos invertem a forma de participação nas aulas. 

    Foto: Divulgação/ PMT

     

    Os alunos foram recebidos com as boas-vindas na porta das escolas por artistas da área de teatro que foram contemplados com a Lei Aldir Blanc em Timóteo. A nova rotina nas escolas prevê que antes de entrar na escola, alunos, professores e pessoal do setor administrativo têm a temperatura aferida. Em seguida eles usam álcool em gel e se dirigem para a sala, cujas carteiras foram separadas em respeito ao distanciamento. O horário do recreio foi abolido e a “hora do lanche” também é feita de forma escalonada para evitar aglomeração. Todo o processo está sendo monitorado por uma comissão interna da Secretaria, pelo setor de Medicina e Segurança do Trabalho e pelas Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária do município.

    Foto: Divulgação/ PMT

     

     

    Cada aluno foi contemplado com dois pares de máscaras e os professores receberam face shield (protetor facial). A Secretaria também disponibilizou dispenser a cada unidade escolar. Os alunos que estarão fazendo atividades remotas receberão pelos grupos de whatsapp as informações sobre a organização da escola e as orientações sanitárias.  Na próxima quinta (25) e sexta-feira (26), será feita a entrega do primeiro Bloco de Atividades 2021 para os alunos da rede municipal. 

    “O município foi bastante criterioso ao definir os protocolos sanitários para a retomada das aulas, baseando-se em documentos nacionais e internacionais. A figura do professor é fundamental para o processo de ensino aprendizagem, principalmente na educação básica e os nossos alunos têm o direito a uma educação de qualidade e com todo segurança necessária”, afirmou a subsecretária de Educação, Márcia Lessa.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]