Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Suposto envenenamento mata ao menos 12 gatos em abrigo de Minas Gerais

Polícia investiga ataque em abrigo de animais, onde vestígios de chumbinho foram encontrados

22/02/2025 às 16:18 por Redação Plox

Um suposto ataque por envenenamento deixou ao menos 12 gatos mortos em uma ONG de proteção animal no bairro Carlos Prates, na região Noroeste de Belo Horizonte, na manhã deste sábado (22). A organização BastAdotar denunciou o caso, que mobilizou a Polícia Militar (PM) e a perícia da Polícia Civil para investigação.

Foto: Acervo pessoal/Reprodução

Descoberta dos animais mortos

As gestoras da ONG chegaram ao local por volta das 8h30 e se depararam com um dos gatos agonizando e passando mal. Logo depois, encontraram os corpos de outros animais, totalizando 12 mortes confirmadas. Dois gatos que ainda apresentavam sinais de vida foram resgatados e encaminhados para uma clínica veterinária, onde permanecem em estado grave.

Mailce Mendes, de 62 anos, diretora da BastAdotar, lamentou o ocorrido e destacou que o abrigo é um ambiente seguro. “É um local totalmente protegido, totalmente telado, só com animais que resgatamos em situação de risco e trazemos para cá, tentamos proteger, castrar e encaminhar para a adoção”, declarou.

Indícios de envenenamento

Durante a avaliação dos corpos dos animais, a veterinária que acompanha a ONG identificou vestígios de chumbinho, um veneno altamente tóxico e proibido no Brasil. Com essa evidência, a suspeita de envenenamento ganhou força, e a Polícia Civil já está a caminho para realizar os trabalhos periciais no local.

Autoria do ataque ainda é desconhecida

Ainda não há informações sobre quem teria cometido o ataque. Mailce Mendes afirmou desconhecer qualquer motivação ou suspeito. “Provavelmente foi uma pessoa que não tem coração, que quer se vingar de alguma forma, só não sei do que”, disse a diretora da ONG.

Feira de adoção cancelada

Parte dos gatos mortos participaria de uma feira de adoção que aconteceria neste sábado. O evento foi cancelado devido à tragédia. A ONG BastAdotar abriga cerca de 100 gatos e 20 cachorros, todos resgatados de situações de risco em Belo Horizonte.

A Polícia segue investigando o caso para identificar os responsáveis pelo ataque.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a