CPI do INSS quer rastrear voos ao exterior de jatos atribuídos a Daniel Vorcaro revelados por O TEMPO
CPMI deve analisar requerimentos para detalhar rotas, destinos e passageiros de três aeronaves registradas em nome da Viking Participações; parlamentares citam escalas em paraísos fiscais e pedem dados à Anac e à PF
22/02/2026 às 15:47por Redação Plox
22/02/2026 às 15:47
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A CPMI do INSS deve analisar, nos próximos dias, uma série de requerimentos para rastrear voos internacionais de três jatos executivos registrados em nome de uma empresa ligada ao banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. A movimentação ocorre após reportagens apontarem centenas de deslocamentos ao exterior e rotas com escalas em destinos classificados como paraísos fiscais, o que levou parlamentares a defenderem a identificação de passageiros e a finalidade dessas viagens.
O jato em que Daniel Vorcaro embarcaria, pouco antes de ser preso: avião é um dos três em nome da empresa do banqueiro
Foto: /Polícia Federal
CPI do INSS quer investigar voos dos jatos de Vorcaro
De acordo com informações de O TEMPO, integrantes da CPMI do INSS articulam pedidos formais para que a comissão investigue os voos internacionais de três aeronaves executivas registradas em nome da Viking Participações, holding sediada em Belo Horizonte e atribuída a Vorcaro.
A apuração citada pelo jornal indica que, nos últimos dois anos, esses jatos teriam realizado 268 voos internacionais e 261 voos nacionais, a partir de um cruzamento de dados da Anac com registros de rastreamento do ADS-B Exchange. O objetivo dos requerimentos é detalhar rotas, destinos e passageiros, especialmente em viagens com paradas em locais considerados paraísos fiscais.
Um dos parlamentares que anunciou a iniciativa foi o deputado federal Rogério Corrêa (PT-MG), que, em rede social, disse que apresentaria requerimento para apurar quem acompanhou Vorcaro em deslocamentos internacionais, com atenção especial a destinos ligados a paraísos fiscais, conforme divulgado por O TEMPO.
CPMI muda agenda e decisão sobre depoimento segue em aberto
Enquanto ganha força a ofensiva para detalhar os voos, a Câmara informou, em 20/02/2026, que a CPMI do INSS cancelou o depoimento de Daniel Vorcaro previsto para 23/02/2026 e marcou, para o mesmo dia e horário (16h), a oitiva de outra convocada. A alteração mostra uma mudança imediata de foco na agenda de depoimentos da comissão.
Segundo a revista VEJA, a CPMI acumula milhares de requerimentos e ainda tem centenas pendentes de análise, em meio a disputas internas por prioridade de investigação e à pressão de tempo. A situação do depoimento de Vorcaro e de eventuais quebras de sigilo é tratada como dinâmica: o calendário pode mudar a cada sessão, conforme novas decisões da comissão.
Repercussões das investigações sobre voos
Para o público de Minas Gerais, São Paulo e de outros estados, o desdobramento dos requerimentos pode esclarecer se houve uso de aeronaves privadas em deslocamentos de pessoas investigadas, operadores ou intermediários, e se esse movimento tem relação com frentes de apuração da CPMI sobre possíveis irregularidades envolvendo benefícios do INSS.
Para a própria CPMI, a inclusão dos voos da Viking Participações em sua pauta tende a ampliar o escopo de diligências, com pedidos de informações, convocações e cruzamento de dados com órgãos de controle. Ao mesmo tempo, aumenta a disputa interna por priorização, diante do volume já elevado de demandas.
No caso específico envolvendo Vorcaro e o Banco Master, a discussão sobre rotas e destinos internacionais reforça a linha de apuração sobre movimentações externas e possíveis vínculos com jurisdições de baixa transparência. Essas conexões, no entanto, ainda dependem de documentação e de deliberação formal da comissão para avançar.
Próximos passos da CPI do INSS
A expectativa é que a CPMI protocole e coloque em votação os requerimentos relacionados aos voos dos jatos ligados a Vorcaro, com pedidos de informações detalhadas e, eventualmente, de identificação dos passageiros.
A agenda de depoimentos seguirá sujeita a alterações, após o cancelamento da oitiva de Vorcaro em 23/02/2026 e a substituição por outra convocada. A comissão ainda pode remarcar a data do depoimento do banqueiro, conforme evoluam as negociações políticas e o ritmo de análise dos requerimentos.
A apuração seguirá acompanhando três frentes principais: a publicação dos pedidos no sistema do Congresso, a deliberação em sessão da CPMI e as respostas de órgãos oficiais eventualmente acionados, como a Anac e a Polícia Federal, além de eventuais manifestações das defesas envolvidas.