Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Fabriciano realiza capacitação no combate aos caramujos no município

22/03/2019 às 13:40 por Redação Plox

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira, 21, uma capacitação para 29 garis de varrição da empresa Vina, visando o controle do caramujo gigante africano, Achantina fulica. O objetivo principal da capacitação é orientar os profissionais sobre os cuidados necessários com esses animais e sobre os perigos e doenças causadas por eles.

No treinamento, os garis foram informados sobre a introdução clandestina do molusco terrestre na década de 80, como alternativa ao escargot, e que acabou se tornando uma praga agrícola que devasta plantações, hortas, pomares e flores.

Além de ser uma praga agrícola, o caramujo é capaz de transmitir ao ser humano o Angiostrongylus, um verme nematóide causador de duas doenças. A Angiostrongyliase meningo encefálica, é uma doença grave que atinge o sistema nervoso central, causando dor de cabeça severa, rigidez na nuca, formigamentos, febre, paralisias temporárias, distúrbios visuais e até cegueira. Por outro lado, a Angiostrongyliase abdominal, provoca uma perfuração intestinal, causando sintomas semelhantes ao da apendicite, com febre, fraqueza muscular e dor abdominal intensa.

22 03 2019 SAÚDE Além de ser uma praga agrícola, o caramujo é capaz de transmitir ao ser humano.

 

Foto: Divulgação/PMCF
 

 

De acordo com o médico veterinário, Sérgio Umberto da Silva, estas doenças são de difícil tratamento, por isso, ressaltou algumas medidas de prevenção. “Não ingerir caramujos em nenhuma hipótese; não comer alimentos crus contaminados com o muco liberado pelo molusco; desinfetar frutas e verduras com água sanitária por 30 minutos; manter limpos quintais; não utilizar as conchas como objetos e artesanato; e evitar a propagação do caramujo”, disse.

Foi enfatizado na capacitação que a medida mais eficaz de controle é a coleta manual dos caramujos com o uso de luvas, destruição com sal ou fogo, e enterro das carcaças, evitando que sirvam de abrigo para larvas do mosquito da dengue. Depois de feito o processo, é fundamental lavar as mãos com água e sabão.

Os garis participaram ativamente da palestra, e ao final, receberam uma cartilha contendo orientações fundamentais para reforçar o aprendizado.

Compartilhar a notícia

Veja também
Foto: Pixabay/Reprodução
SAúDE

Dia Mundial do Fígado destaca impacto econômico e desigualdades no acesso a tratamentos no país

Custo elevado no tratamento de doenças hepáticas: Brasil gasta R$ 300 milhões anualmente

SAúDE

Fiocruz aponta aumento de casos de Covid-19 e alerta para idosos e SRAG no Brasil

Tendência de alta no final de 2024 preocupa especialistas e reforça a necessidade de cuidados nas festas de fim de ano.

infarto-17072019120458978.jpeg
SAúDE

Número de casos de infarto e AVC aumentam no frio, alerta cardiologista

As pessoas tendem a ingerir menos líquido no frio, o que contribui para o aumento do entupimento das artérias

Vacina da Covid-19
SAúDE

EUA autorizam vacina da Moderna, a segunda no país contra a covid-19

Milhões de doses da vacina da Moderna serão adicionadas ao programa de imunização dos EUA