Ipatinga

esportes

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Jogador brasileiro Fred, do Manchester United, é alvo de racismo em rede social

    As ofensas em sua conta pessoal no Instagram vieram após derrota no domingo

    Por Plox

    22/03/2021 17h41 - Atualizado há mais de 1 ano

    No domingo (21), o jogador brasileiro Fred, volante do Manchester United, time inglês, sofreu comentários racistas em suas redes sociais. Ele foi chamado de macaco e recebeu diversos comentários com emojis representando o animal. 

    Fred (Foto: reprodução/Instagram)

     

    A falha que resultou no primeiro gol do time adversário foi do volante brasileiro, por esse motivo o jogador sofreu ataques racistas em suas redes sociais. Leicester venceu por 3 a 1 a partida. 

    O time também está monitorando os comentários para tomar providências, de acordo com as informações. Segundo a assessoria do jogador, ele deve se pronunciar ainda hoje sobre o ocorrido. 

    Um dos internautas escreveu “joga como um macaco”, em inglês, e usou os emojis de macaco. Outro disse que ele era “inútil” e também usou os mesmos emojis. 

     

     

     

    Foto: reprodução

     

    Racismo em campo

    O caso de Fred não é isolado, outros jogadores também já foram vítimas de racismo no futebol. Um episódio muito conhecido é do baiano Daniel Alves. Em 2014, jogando pelo Barcelona, recebeu ofensas e bananas foram jogadas em campo. Daniel abaixou, pegou uma e comeu. 

    Em 2014, o ex-jogador do time mineiro Cruzeiro, também sofreu com ofensas por parte da torcida rival, que imitava sons produzidos por um macaco. À época, ele disse que trocaria o título pela igualdade racial. O jogador Obina, durante um treino do Atlético Mineiro, também ouviu gritos de ofensas. 

    Daniel Alves pegando a banana jogada em campo (Foto: reprodução)

     

    Em 2020, Neymar, jogando pelo Paris Saint-Germain, acusou o zagueiro Álvaro González de ofendê-lo em campo, mas o espanhol não recebeu nenhuma punição. 

    O que diz a lei:

    No Brasil, o crime de racismo é inafiançável e imprescritível e está previsto na Lei 7.716/1989. O crime de injúria racial prevê a pena de reclusão de um a três anos e multa. 

     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]