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Cemig e Copasa devem realizar divulgação prévia em caso de interrupção planejada de serviços

Ambas as companhias devem informar com antecedência de no mínimo 72 horas, segundo recomendação do MPMG

22/03/2022 às 14:05 por Redação Plox

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça Única do município de Arinos, recomendou à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) que comuniquem antecipadamente casos de interrupção planejada de serviços. 

A Cemig e a Copasa devem divulgar a paralisação de seus serviços com antecedência de, no mínimo, 72 horas. Ambas as companhias devem informar a abrangência das áreas que serão atingidas e utilizar meios acessíveis de comunicação para divulgação, incluindo as respectivas páginas da internet. No caso da Copasa, a companhia ainda deve providenciar o abastecimento emergencial de água para prestadores de serviços essenciais à população, como escolas e hospitais. 

As recomendações são consequência da constatação de uma frequência incomum na interrupção dos serviços das duas companhias no município de Arinos, sem a adequada comunicação aos usuários. O prazo máximo para acatar a decisão é de 10 dias e o descumprimento da mesma pode gerar medidas judiciais. 

Foto: Reprodução

 

Os procedimentos envolvendo a Cemig e a Copasa em Arinos são distintos, mas estão relacionados. A interrupção do fornecimento de energia elétrica faz com que a Copasa deixe de realizar a distribuição da água. Segundo a Promotoria de Justiça, essa dependência aumenta ainda mais a responsabilidade da Cemig em comunicar previamente a população sobre a interrupção de seus serviços. A PJ também aponta que as ocorrências vêm prejudicando a vida dos moradores e realização das atividades essenciais do município. A região é extremamente carente e poucas pessoas dispõem de caixas d'água. Assim, a interrupção do fornecimento de água e energia impacta, principalmente, as pessoas que se encontram em uma situação de maior vulnerabilidade.  Veja abaixo a nota na íntegra divulgada pela Cemig.

Nota

A Cemig esclarece que, para garantir a comodidade dos seus clientes e permitir que todos planejem e adequem suas rotinas, informa antecipadamente todas as interrupções programadas – aquelas em que há a necessidade de desligamento da energia para realização de obras de expansão e modernização das redes.

A companhia também divulga a abrangência geográfica das áreas que serão atingidas em interrupções programadas de forma acessível para toda a população através da sua página da internet. Acesse www.cemig.com.br/desligamentoprogramado.

Para que todos sejam informados com antecedência de forma personalizada, é muito importante que os clientes mantenham seus dados cadastrais atualizados, pois as comunicações são feitas, principalmente, por e-mail.

Os clientes que ainda não recebem comunicações personalizadas venham a recebê-las, basta atualizar ou realizar o cadastro de forma rápida.

Como cadastrar

Para atualizar os dados, o titular da conta precisará do número de seu CPF e do Número do Cliente (que está na conta da Cemig). Com esses números, basta acessar os seguintes canais: o Cemig Atende (no site da Cemig) ou WhatsApp da Cemig.

Para acessar o Cemig Atende Web, é só entra no cemig.com.br e escolher a opção de acessar o Cemig Atende ou entrar direto no link https://atende.cemig.com.br/Login.

A seguir é só fazer o login com os dados do titular da conta. Caso o cliente não tenha cadastro, será preciso criar um.  Escolha a opção “Atualizar E-mail, Telefones e WhatsApp“. Preencha o e-mail e telefone de preferência para cada tipo de comunicação (não há problema em repetir o mesmo e-mail e telefone para todas as opções). Clique em “ENVIAR”, e, em seguida, será enviada uma mensagem de confirmação.

Para fazer o cadastro pelo WhatsApp da Cemig, é preciso mandar um “oi” pelo WhatsApp para o número (31) 3506-1160. Em seguida, digite o número referente à opção “Atualizar meus contatos” no menu. Quando solicitado, digite o seu CPF. Em seguida, digite o seu número de cliente, localizado em sua conta de luz. Para completar, bastará informar o telefone e e-mail de contato e autorizar o recebimento de informações.

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