Fabriciano recebe Castramóvel até dia 29 de março

Os animais foram cadastrados gratuitamente

Por Plox

22/03/2022 17h13 - Atualizado há cerca de 2 anos

A prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, em parceria com a ONG AJUDA – Aliança Juizforana pela Defesa dos animais, realiza nesta semana e nos dias 28 e 29 da semana que vem a castração de aproximadamente 600 animais entre cães e gatos.

O Castramóvel está estacionado na Praça da Estação para atendimento entre 08h e 17h. Todos os animais cadastrados foram agendados e recebem um número com ordem do atendimento. Cada animal fica no máximo 1 hora no local entre o registro de chegada e o período de repouso obrigatório pós-cirurgia.

Foto: Divulgação PMCF

 

O Castramóvel funciona em um micro-ônibus e tem toda a estrutura de uma clínica, com setor cirúrgico e ala de repouso. Frederico Fagundes, coordenador do Castramóvel explica que estão sendo castrados machos e fêmeas, inclusive animais de rua que tenham tutores responsáveis pelos cuidados pós cirúrgicos. Segundo Frederico, foram selecionados animais com idade entre 6 meses a 7 anos. Ele ressalta que o trabalho é focado no bem estar dos animais. “Para estes animais, o benefício da castração é para a vida toda. Eles terão mais qualidade de vida e mais longevidade, disse.

A gerente de vigilância em saúde, Vânia Tavares, explica que um dos objetivos do município com a parceria é também combater a reprodução descontrolada de cães e gatos e combater doenças, como a Leishmaniose. “Somos um município endêmico e a castração é importante para diminuir as incidências de casos, como Leishmaniose e Esporotricose. Um gato pode ter de 1 a 6 filhotes por ninhada. O cão pode ter até 10 filhotes e muitos desses animais se tornam errantes, abandonados. Nós precisamos combater isso”, disse.

Posse responsável

Juntamente com as ações, a secretaria lembra aos donos de animais ficarem atentos à posse responsável. A Lei Federal 22.231 prevê punições a quem comete maus-tratos. Dentre as atitudes consideradas maus-tratos, estão:

·         Privar o animal de liberdade ou de suas necessidades básicas

·         Abandonar, lesionar ou agredir

·         Manter em ambiente desprovido de segurança ou limpeza

·         Promover confrontos ou lutas.

      

         As penas vão de advertência, multa e prisão.

Destaques