Novo Dodge Challenger SRT tem mais de 1.000 cv e termo de responsabilidade
Segundo a Dodge, o motor usado no carro, um V8, é o mais potente em um carro de produção
Por Plox
22/03/2023 09h59 - Atualizado há cerca de 2 anos
A icônica Dodge está se despedindo de seu amado Challenger totalmente a combustão com uma versão de tirar o fôlego: o Challenger SRT Demon 170. O carro terá um motor V8, capaz de gerar mais de 1.000 cavalos (cv) de potência. Além disso, por conta do super poder do motor, todos os compradores terão que assinar um termo de responsabilidade.

Com apenas 3.000 unidades destinadas aos Estados Unidos e 300 para o Canadá, esse muscle car promete deixar sua marca no mundo automobilístico. O poderoso motor V8 6.2 supercharger do Challenger SRT Demon 170 impressiona com seus inacreditáveis 1.039 cv e 130,52 kgfm quando abastecido com combustível E85, tornando-o o V8 mais potente em um carro de produção. Mesmo com combustível E10, o Demon 170 alcança notáveis 913 cv e 111,86 kgfm.

Esse desempenho se traduz em velocidades incríveis na pista. O Challenger vai de 0 a 96 km/h em apenas 1,66 segundos, ultrapassando hipercarros como o Bugatti Chiron, Rimac Nevera e Tesla Model S Plaid. No entanto, a Dodge ressalta que a medição não foi feita a partir da inércia, o que pode gerar uma pequena diferença nas medições oficiais. Ainda assim, esse tempo é impressionante.
No quarto de milha, o Challenger SRT Demon 170 registrou 8,91 segundos, de acordo com a NHRA, deixando o Tesla Model S Plaid e seus 9,23 segundos para trás. No entanto, ainda não foi suficiente para superar o Rimac Nevera, que detém dois recordes com tempos de 8,62 segundos e 8,58 segundos.

A Dodge não revelou a velocidade máxima do Challenger SRT Demon 170, mas durante o teste do quarto de milha, o veículo atingiu 243,28 km/h. Além disso, o muscle car quebrou recordes ao gerar uma força G de 2.004 g.
Para atingir esses números impressionantes, o motor V8 do Challenger Demon original passou por diversas modificações, levando a Dodge a chamá-lo de "quase novo". A Dodge utilizou o mesmo supercharger de 3 litros do C170, aumentando a pressão do ar em até 40% em comparação com o V8 do Challenger SRT Hellcat Redeye Widebody.

Além da mudança de motor, vários equipamentos como a estrutura, freios, sistema de direção e pneus tiveram que ser reforçados ou adaptados. Por conta do super poder do motor, todos os compradores terão que assinar um termo de responsabilidade.
Quem levar o carro para casa ainda ganhará, de brinde, um sistema de decantação de whisky, todo feito de madeira e personalizado pela montadora, no estilo Challenger Demon, que acompanha os carros superesportivos da Dodge.