Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Esportes

Orion FC anuncia contratação de goleiro Bruno, mas jogador é barrado pela organização de torneio amador

Bruno foi condenado em 2013 a 22 anos e três meses pelo assassinato da ex-modelo Eliza Samudio

22/03/2023 às 17:59 por Redação Plox

O Orion Futebol Clube, sediado no bairro Jardim Noronha, na Zona Sul de São Paulo, anunciou nessa terça-feira (21) a contratação do goleiro Bruno Fernandes de Souza, ex-Atlético-MG e Flamengo. O jogador de 38 anos, que ganhou liberdade condicional em janeiro deste ano, foi condenado em 2013 a 22 anos e três meses pelo assassinato da ex-modelo Eliza Samudio, mãe de seu filho Bruninho.

Orion anunciou a contratação de Bruno na manha de ontem. Foto: Instagram/Reprodução.

 

Polêmica na Super Copa Pioneer

Bruno seria o grande reforço do Orion FC para a disputa da Super Copa Pioneer, competição amadora que o time disputa. No entanto, o anúncio da contratação não foi bem recebido por vários internautas, que criticaram a decisão do clube.

A organização do evento também não reagiu bem, e horas depois de Bruno ser oficializado pelo clube, a competição emitiu uma nota oficial afirmando que Bruno não disputará o torneio.

"Afirmamos que o atleta não disputará a Super Copa Pioneer Netshoes. Ainda que o regulamento permita a inscrição de jogadores no decorrer do campeonato, ressaltamos que em nenhum momento o jogador foi autorizado a disputar a competição, sem nenhuma inscrição oficial aprovada ao time responsável", diz um trecho da nota divulgada pelos organizadores.

Nota oficial divulgada pela organização da competição. Foto: Reprodução/Twitter.

 

A organização ainda frisou que repudia qualquer tipo de violência contra a mulher e que aceitar a participação de Bruno seria extremamente danoso aos princípios e valores do torneio.

Desde 2017, Bruno já passou por seis times antes de chegar ao Orion. Ele iniciou sua carreira na base do Atlético Mineiro, profissionalizando-se em 2004, e, após uma rápida passagem pelo Corinthians, viveu o auge no Flamengo entre 2006 e 2010.

Tentativas de voltar ao futebol

Há cerca de seis anos Bruno tenta retornar sua carreira no futebol. Antes do Orion, ele tinha sido contratado por seis times: Boa Esporte, Poços de Caldas, Rio Branco -AC, Araguacema, Atlético Carioca e Búzios. 

Na equipe de Búzios, Bruno teve uma passagem relâmpago, com duração de apenas dois dias.

Condenação

Bruno foi condenado em 2013 a 22 anos e três meses pelo assassinato da ex-modelo Eliza Samudio (o assassinato ocorreu em 2010). Em 2017, o goleiro teve um habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi assinada pelo então ministro Marco Aurélio Mello.

Já em 2019, Bruno conseguiu a progressão para o regime semiaberto. Ele ficou ao todo, oito anos e dez meses na cadeia. Em janeiro deste ano, a Justiça do Rio de Janeiro concedeu liberdade condicional ao jogador. 

O que é liberdade condicional

O benefício da liberdade condicional é uma medida que pode ser concedida a um indivíduo condenado, permitindo o cumprimento da pena em liberdade até o final de sua sentença, desde que esteja em conformidade com as condições e requisitos estabelecidos no artigo 83 do Código Penal e nos artigos 131 a 146 da Lei de Execução Penal.

Requisitos do livramento condicional

       Art. 83 - O juiz poderá conceder livramento condicional ao condenado a pena privativa de liberdade igual ou superior a 2 (dois) anos, desde que:  (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)

       I - cumprida mais de um terço da pena se o condenado não for reincidente em crime doloso e tiver bons antecedentes; (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)

       II - cumprida mais da metade se o condenado for reincidente em crime doloso;  (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)

       III - comprovado comportamento satisfatório durante a execução da pena, bom desempenho no trabalho que lhe foi atribuído e aptidão para prover à própria subsistência mediante trabalho honesto;  (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)

       IV - tenha reparado, salvo efetiva impossibilidade de fazê-lo, o dano causado pela infração;    (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)

       V - cumprido mais de dois terços da pena, nos casos de condenação por crime hediondo, prática da tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, e terrorismo, se o apenado não for reincidente específico em crimes dessa natureza. (Incluído pela Lei nº 8.072, de 25.7.1990)

      Parágrafo único - Para o condenado por crime doloso, cometido com violência ou grave ameaça à pessoa, a concessão do livramento ficará também subordinada à constatação de condições pessoais que façam presumir que o liberado não voltará a delinqüir.(Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
 

Compartilhar a notícia

para você
Carros
GERAL

Veja a lista dos carros usados mais vendidos no Brasil no mês de abril

O balanço do acumulado do ano apresenta a negociação de 3.222.654 carros usados no país, o que representa um crescimento de 5,36% em comparação com o mesmo período de 2022

SAúDE

Veterinária com "pior dor do mundo" reconsidera eutanásia após novas possibilidades de tratamento

Estudante avalia alternativas médicas para neuralgia do trigêmeo antes de decidir por eutanásia na Suíça

Capa
LAZER

Após susto com filha e marido, Thaeme e seu parceiro Thiago lançam música no estilo piseiro

Quem nunca terminou um relacionamento e ficou sofrendo depois?

Renata Vanzetto se manifesta após comparar audiência com MasterChef
FAMOSOS

Renata Vanzetto se manifesta após comparar audiência com MasterChef

Após afirmar que seu reality superou todas as temporadas do MasterChef, chef Renata Vanzetto pede desculpas e explica declaração durante evento da Globo.