Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Fabriciano começa a vacinar contra a gripe partir desta sexta-feira

Devem ser vacinados idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias pós parto), crianças com idade entre 6 meses a menores de 6 anos, profissionais da saúde e da educação (professores), pessoas com comorbidades

22/03/2024 às 10:07 por Redação Plox

A vacinação contra a gripe inicia nesta sexta-feira (22), em Coronel Fabriciano. Os imunizantes serão aplicados nas Unidades Básicas de Saúde que dispõem de salas de vacinas. A campanha vai até o dia 31 de maio, sem previsão de prorrogação.

Devem ser vacinados idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), crianças com idade entre 6 meses a menores de 6 anos, profissionais da saúde e da educação (professores), pessoas com comorbidades e outros grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. 

Foto: Divulgação PMCF

 

As doses já foram entregues e a Secretaria Governança da Saúde é a responsável pela estratégia de vacinação. Em Fabriciano, além de disponibilizar os imunizantes nas UBSs, equipes de vacinadores farão a aplicação in loco para alguns grupos específicos.

São eles, professores e crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs); profissionais da saúde que atuam na UPA 24h e Hospital Dr. José Maria Morais e os moradores do Lar dos Idosos. O objetivo é facilitar o acesso às doses, ampliar a cobertura vacinal e manter a população protegida antes do inverno.

PROTEÇÃO TRIVALENTE

O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau destaca que a imunização é gratuita e fundamental para prevenir complicações da gripe, que podem levar a óbitos. “As doses são trivalentes e protegem contra a influenza A (H1N1 e H3N2) e o influenza B. Em geral, os vírus respiratórios começam a circular em maio, junho e julho. Daí a importância de vacinar o antes do inverno”, explica.

Para receber a dose basta apresentar um documento de comprovação de enquadramento nos grupos prioritários e o cartão de vacinas. As unidades de saúde possuem horário diferenciado de funcionamento das salas de vacina. Por isso, é importante se informar sobre os horários de aplicação da vacina em sua unidade de saúde de referência.

Foto: Divulgação PMCF

 

Em paralelo, a Prefeitura de Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, continua com a campanha municipal de incentivo à vacinação. O objetivo é reforçar a segurança dos imunizantes disponibilizados pelo SUS, a importância de se manter atualizado o cartão de vacinas e ampliar a cobertura vacinal contra diversas doenças – de crianças a idosos, incluindo adultos.

A coordenadora de imunização, Patrícia Hermógenes, destaca que atualmente são disponibilizados 17 imunizantes entre campanhas específicas e nacionais, incluindo a vacinação contra a gripe, além das doses de rotinas. “A campanha de vacinação contra a gripe também é uma oportunidade para pessoas dos públicos alvos atualizarem doses que por ventura estiverem em atraso”, orienta.

Vale ressaltar que não há impedimento em receber, no mesmo dia, a vacina contra a gripe juntamente com outros imunizantes.

PODEM SE VACINAR CONTRA A GRIPE:

·         Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

·         Idosos com 60 anos ou mais;

·         Gestantes e Puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto)

·         Trabalhadores da Saúde;

·         Professores dos ensinos básico e superior;

·         Pessoas em situação de rua;

·         Profissionais das forças de segurança e de salvamento; e das Forças Armadas;

·         Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);

·         Pessoas com deficiência permanente;

·         Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso) e portuários;

·         Funcionários do sistema de privação de liberdade;

·         População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

·         Povos indígenas.

Compartilhar a notícia

Veja também
SAúDE

Bebê de três meses com intussuscepção intestinal é tratado sem cirurgia em Fabriciano

Procedimento minimamente invasivo foi realizado pelo cirurgião pediátrico Dr. Ronaldo Araújo Abreu e evitou necessidade de cirurgia abdominal

idoso
SAúDE

Durante live da Plox, familiares denunciam duas mortes por febre maculosa em Ipatinga

As filhas de uma das vítimas suspeitam que o idoso tenha sido infectado durante uma pescaria em uma localidade conhecida como Lagoa Vermelha, em Cordeiro de Minas, distrito de Caratinga

Atividade fisica
SAúDE

Fabriciano realizará conferência e projeta novos avanços do SUS

Evento reunirá delegados eleitos nas pré-conferências e vai discutir “a consolidação do SUS para manutenção do direito à saúde”

dengue
SAúDE

Ipatinga registra primeiro óbito por dengue em 2023

Além disso, há uma outra morte sob investigação na cidade

para você
vfbv
FAMOSOS

Evento exclusivo: Big Fone do BBB24 chega ao Shopping Vale do Aço

A ativação do maior reality do país acontece de 09 a 14 de abril no segundo piso do centro de compras

ESPORTES

Social Futebol Clube reforça equipe com novo técnico para disputa do campeonato

Clube mineiro busca reconstrução sob comando de Luciano Quadros, visando retomar o destaque no cenário esportivo

enfermagem
EDUCAçãO

Senac está com mais de 170 vagas gratuitas em cursos técnicos no Vale do Aço

Estudantes a partir do segundo ano do ensino médio podem se inscrever até dia 25 de abril

EMPREGO

Fundação São Francisco Xavier abre vagas em Ipatinga

Oportunidades abrangem áreas de hotelaria e são voltadas para a inclusão e diversidade