Minas Gerais prepara-se para receber 400 mil turistas na semana santa 2024

Evento Minas Santa Apresenta Diversidade de Atividades Culturais e Religiosas em mais de 600 Municípios

Por Plox

22/03/2024 15h17 - Atualizado há cerca de 1 mês

Minas Gerais se prepara para ser o destino de aproximadamente 400 mil visitantes durante o feriado da Semana Santa, segundo expectativas da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). A programação do Minas Santa 2024, anunciada na última sexta-feira (22), destaca-se por sua diversidade, abrangendo desde missas e procissões até a encenação da Paixão de Cristo, prometendo atrair um grande número de turistas ao Estado entre os dias atuais e 31 de março.

Foto: AMM/Secult-MG

Diversidade Cultural no Circuito da Liberdade

Natalie Oliffson, coordenadora executiva do Circuito Liberdade pela Fundação Clóvis Salgado, ressalta três pontos altos da programação na capital: a exposição "São José, o Artesão" no Palácio da Liberdade, a recepção de grupos teatrais do interior para apresentações temáticas e, como destaque, a encenação da Paixão de Cristo na Sexta-feira da Paixão, evento que acontecerá pela primeira vez na Praça da Liberdade, envolvendo o grupo de teatro Salgado Filho de Belo Horizonte.

Atrações Impulsionam o Turismo em Minas

Com um aumento significativo de 720% no turismo durante a Semana Santa de 2023, em comparação com anos anteriores, Minas Gerais demonstra o potencial das festividades para impulsionar a economia local. Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo, destaca o impacto positivo no setor turístico, beneficiando desde a arte e cultura até a geração de emprego e renda, envolvendo hotéis, comércio e a beleza natural do estado.

Sincretismo Religioso Enriquece as Celebrações

Além das tradicionais celebrações cristãs, Minas Gerais promove o sincretismo religioso, incorporando manifestações de diversas crenças. A feitura do Cordão de São Francisco em uma casa de umbanda na cidade de São Francisco exemplifica a rica mistura cultural do estado, que também inclui celebrações de comunidades de matrizes africanas, gospel e eventos evangélicos, destacando a diversidade brasileira na expressão das festividades pascais.

O Minas Santa 2024 promete ser um marco no calendário turístico de Minas Gerais, convidando visitantes a experienciar a rica tapeçaria cultural e religiosa do estado, enquanto contribui significativamente para o dinamismo econômico local.

Destaques