Gabriel Monteiro é solto por ordem do STJ após mais de dois anos preso
Ex-vereador do Rio de Janeiro estava preso desde 2022, acusado de estupro; Justiça impõe uso de tornozeleira eletrônica e outras restrições
Por Plox
22/03/2025 07h16 - Atualizado há cerca de 1 mês
A Justiça determinou a soltura do ex-vereador Gabriel Monteiro, nesta sexta-feira (21), atendendo a uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A ordem foi expedida pela juíza Renata Guarino, da 34ª Vara Criminal da capital fluminense.

Monteiro estava detido desde novembro de 2022, após ter a prisão preventiva decretada sob a acusação de estuprar uma jovem de 23 anos. A vítima afirma também ter sido contaminada com o vírus HPV durante o suposto crime. Antes de se apresentar à polícia, o ex-parlamentar gravou um vídeo negando as acusações.
Desde então, Gabriel Monteiro cumpria pena na Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira, mais conhecida como Bangu 8, localizada no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Com a soltura, Monteiro deverá seguir uma série de restrições impostas pela Justiça: ele terá que usar tornozeleira eletrônica, está proibido de deixar a cidade do Rio de Janeiro, deve comparecer periodicamente ao juízo e não pode manter contato com envolvidos no processo.