Passageiros se assustaram durante um voo entre Belo Horizonte e Salvador, no final da tarde do último sábado, 20 de abril. A aeronave da Latam chegava ao aeroporto da capital baiana, quando precisou arremeter (cancelar o pouso e subir novamente), deixando os viajantes desesperados.
A manobra foi necessária, pois havia outro avião na pista quando a aeronave da Latam seguia para pousar. Ela estava a aproximadamente 500 metros da pista, com pouco mais de 300 metros de altitude, de acordo com informações da Força Aérea Brasileira (FAB). O avião foi orientado pela Torre de Controle de Salvador a arremeter até que a pista fosse liberada para que ele pousasse em segurança.

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Pânico
Depois do incidente, passageiros comentaram o fato, assim como fez a advogada Marcela Esteves. Ela comentou que os momentos foram de pânico: "Duas pessoas vomitaram e crianças entraram em desespero. Foi pânico geral".
O piloto, por sua vez, se desculpou pela manobra, em um vídeo publicado por uma viajante. "Eu sinto muito pelo imprevisto e, em poucos minutos, estaremos então pousando em Salvador. Agradeço a compreensão".
A Latam informou que o piloto "descontinuou o procedimento de aproximação e pouso devido a restrições operacionais na pista do aeroporto de Salvador. A aeronave pousou normalmente e em total segurança no aeroporto da capital baiana às 16h".
A empresa ressaltou ainda que a arremetida é um procedimento comum na aviação, que não oferece nenhum risco para os passageiros ou tripulação da aeronave, sendo uma manobra de segurança, prevista em diversas situações. A empresa afirmou que "segue as mais rigorosas normas de segurança da aviação", se manifestou por meio de nota.
A FAB informou que o procedimento ocorreu dentro dos padrões de segurança e das regras de tráfego aéreo. O avião da Latam é um Airbus A-321, prefixo PR-XPG.

Aplicativo mostra a rota do avião ao arremeter- Foto: Divulgação
Foto: Reprodução