Avião arremete em Salvador e passageiros ficam em pânico

Aeronave da Latam seguia de Belo Horizonte para Salvador e precisou voltar a subir quando estava quase pousando na pista

Por Plox

22/04/2019 09h19 - Atualizado há cerca de 5 anos

Passageiros se assustaram durante um voo entre Belo Horizonte e Salvador, no final da tarde do último sábado, 20 de abril. A aeronave da Latam chegava ao aeroporto da capital baiana, quando precisou arremeter (cancelar o pouso e subir novamente), deixando os viajantes desesperados.

A manobra foi necessária, pois havia outro avião na pista quando a aeronave da Latam seguia para pousar. Ela estava a aproximadamente 500 metros da pista, com pouco mais de 300 metros de altitude, de acordo com informações da Força Aérea Brasileira (FAB). O avião foi orientado pela Torre de Controle de Salvador a arremeter até que a pista fosse liberada para que ele pousasse em segurança.

 

 

Passageira gravou piloto pedindo desculpas pela manobra Reprodução

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Pânico

Depois do incidente, passageiros comentaram o fato, assim como fez a advogada Marcela Esteves. Ela comentou que os momentos foram de pânico: "Duas pessoas vomitaram e crianças entraram em desespero. Foi pânico geral".O piloto, por sua vez, se desculpou pela manobra, em um vídeo publicado por uma viajante. "Eu sinto muito pelo imprevisto e, em poucos minutos, estaremos então pousando em Salvador. Agradeço a compreensão".

A Latam informou que o piloto "descontinuou o procedimento de aproximação e pouso devido a restrições operacionais na pista do aeroporto de Salvador. A aeronave pousou normalmente e em total segurança no aeroporto da capital baiana às 16h".

A empresa ressaltou ainda que a arremetida é um procedimento comum na aviação, que não oferece nenhum risco para os passageiros ou tripulação da aeronave, sendo uma manobra de segurança, prevista em diversas situações. A empresa afirmou que "segue as mais rigorosas normas de segurança da aviação", se manifestou por meio de nota.

A FAB informou que o procedimento ocorreu dentro dos padrões de segurança e das regras de tráfego aéreo. O avião da Latam é um Airbus A-321, prefixo PR-XPG.

Aplicativo mostrou o caminho feito pela aeronave antes e depois de arremeter

Aplicativo mostra a rota do avião ao arremeter- Foto: Divulgação

Foto: Reprodução

Destaques