Coronavírus: Ipatinga inicia nesta quinta (23) comboio de testes rápidos

Por Plox

22/04/2020 17h51 - Atualizado há cerca de 4 anos

Para auxiliar o município a tornar mais eficazes e objetivas as ações de combate ao Coronavírus, a Prefeitura Municipal de Ipatinga anunciou que a partir desta quinta-feira (23) quatro equipes paramentadas, integradas por um enfermeiro e um técnico de enfermagem, irão aos domicílios de pacientes que estão no rol de suspeitos de terem contraído a doença, para a realização de testes rápidos. O comboio partirá da Unidade Básica de Saúde do bairro Iguaçu, às 9h30.

Neste primeiro momento, a Secretaria Municipal de Saúde pretende realizar a testagem em pelo menos 180 pacientes suspeitos de contaminação pela Covid-19. 

TESTE RÁPIDO (1) Foto: Divulgação/PMI

 

O prefeito Nardyello Rocha enfatizou nesta quarta-feira (22) a importância da chegada dos primeiros testes rápidos ao município. “Tenho me posicionado de forma enfática quanto à necessidade dos testes desde o início desta pandemia. Somente com o número verídico de contaminados é que saberemos a real situação do município diante desta doença. A princípio são 300 testes disponíveis, sendo 100 deles doados pelo empresário Altair Vilar e outros 200 comprados com recurso federal específico para este fim. O comboio é uma forma de agilizarmos essa ação para o mais rápido possível termos os resultados em mãos e, assim, tomarmos decisões com a precisão e a agilidade necessárias”, disse Nardyello Rocha. 

Os 1.600 testes rápidos doados pelo Ministério Público deverão ser entregues ao município nos próximos dias. O fornecedor comunicou à administração municipal que a remessa já chegou ao Brasil e agora finaliza os procedimentos burocráticos para fazer a entrega para Ipatinga.
 
Critérios 

Neste primeiro momento, serão disponibilizados 40 testes por dia. Para maior eficácia do resultado, o teste será utilizado naqueles pacientes suspeitos que ainda estão no período de quarentena. Outro critério de prioridade é que o testado tenha apresentado sete dias de sintomas da doença. O resultado será informado ao paciente em até 24 horas após o teste, via telefone. 

“Vamos até a casa de cada um desses pacientes, primeiro porque todos foram orientados a cumprirem a quarentena e, em segundo lugar, para evitar o risco de contaminação de terceiros durante o deslocamento”, esclareceu o prefeito Nardeyllo. 

Após o cumprimento da quarentena, o paciente que realizou o teste rápido e que queira ter acesso ao resultado do exame poderá acessá-lo na Unidade Básica de Saúde onde estiver cadastrado. 

Destaques