Brasil

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Funcionário é flagrado injetando agulha sem aplicar vacina de covid-19 em idosa no ES

    Aplicador da dose foi afastado, disse prefeitura de Vitória

    Por Plox

    22/04/2021 15h40 - Atualizado há quase 3 anos

    Um vídeo revelou que a pensionista Zélia Nascimento de Souza, de 71 anos, foi frustrada ao tentar tomar a vacina contra a covid-19 nesta quarta-feira (21). Ela e sua neta, Amanda Nascimento, de 23 anos, chegaram a um posto de Vitória (ES) para que a idosa fosse vacinada. O funcionário que a atendeu, entretanto, inseriu a agulha no braço de Zélia, mas retirou sem aplicar o imunizante.

    Amanda filmou o momento em que sua avó era vacinada. O vídeo revela que o aplicador colocou a agulha da seringa com o líquido da vacina no braço de Zélia, mas não empurrou o êmbolo e tirou a agulha sugerindo que ele tinha aplicado a dose.

    Quando a neta assistiu ao vídeo, entretanto, se deu conta de que o funcionário não aplicou corretamente a vacina.

    "Na hora, eu não percebi que ele não tinha apertado. Depois que descobri, levei o vídeo até aos funcionários do posto e fomos à lixeira, onde vimos a seringa com a dose. O vacinador reconheceu o erro e pediu desculpas. Depois aplicaram uma dose corretamente", contou a neta.

    A Secretaria de Saúde de Vitória, através de nota, lamentou a situação. E falou que ao saber do ocorrido, a direção da unidade de saúde fez com que a idosa fosse devidamente vacinada.

    Funcionário é flagrado injetando agulha sem aplicar vacina de covid-19 em idosa no ES
    Foto: Reprodução

    O órgão informou outras providências para esse caso: o funcionário foi afastado do trabalho, de forma preventiva e, além disso, foi aberto um procedimento administrativo para que seja examinado o acontecido, o que pode desembocar na demissão do profissional.

    A Secretaria deixou claro que repudia o procedimento relatado e que a atitude profissional dos servidores da área de saúde é um valor primado pelo órgão, especialmente para funcionários que atuam na campanha de vacinação contra covid-19.

    Jerri Adriani Nascimento, de 44 anos, filho de Zélia, disse que a situação pela qual sua mãe passou é para deixar alertados os familiares e aqueles que ainda serão vacinados.

    Ele falou que se não fosse sua sobrinha Amanda ter feito o vídeo, sua mãe não teria recebido a vacina de forma correta. Ele disse ainda que é preciso atenção a situações como essa. As pessoas que foram vacinadas por este funcionário, segundo ele, são conduzidas a uma desconfiança em relação a ele ter aplicado ou não as doses. Ele ainda disse que é necessário quem ainda não foi vacinado ficar alerta.
     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]