Número de policiais assassinados no Brasil cresce 10% em 2020

Por outro lado, o número de pessoas mortas pela polícia caiu 3%

Por Plox

22/04/2021 11h21 - Atualizado há cerca de 3 anos

Violência
Número de policiais assassinados no Brasil cresce 10% em 2020
Por outro lado, o número de pessoas mortas pela polícia caiu 3%


No Brasil, 198 policiais foram mortos em 2020. Esse número corresponde a um crescimento de 10%, comparando a 2019. O aumento vem depois de três anos seguidos de queda nas mortes de agentes.

O policial militar Francis Avante, de 34 anos, faz parte dessa triste estatística. Em 17 de novembro de 2020, ele foi resolver um problema mecânico em sua moto. Francis, porém, não teve mais chance de retornar para casa. Interceptado por bandidos, ele foi morto com um tiro na nuca.

Indignado com o triste destino do militar, o também policial Felipe Tonhazzini, primo de Francis, desabafa. “Meu primo foi executado. Não deram nem chance de ele correr. Outros três motociclistas o fecharam. Ele se rendeu, levantou as mãos, pediu pelo amor de Deus. Quando fizeram a busca nele, acharam uma arma, descobriram que era policial e atiraram. Ceifaram a vida de um homem trabalhador, pai de família”, contou ao portal G1.

O policial Francis Avante, assassinado em novembro do ano passado - Foto Arquivo pessoal/Felipe Tonhazzini

A quantidade de pessoas mortas pela polícia caiu em 3%, o que constrasta com o grande número de policiais mortos e crimes violentos. O número de pessoas mortas por policiais no país alcançou 5.660. No Rio de Janeiro, houve redução de mortes, o que contribuiu na diminuição no país. A queda de óbitos no estado impactou diretamente na redução nacional, ainda que nas 17 unidades da federação tenha sido registrado um aumento.

Dados sobre vitimizaçação e letalidade policiail foram levantados pelo G1 dentro do Monitor da Violência, uma parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Houve pedidos dos casos de “confrontos com civis ou lesões não naturais com intencionalidade” nos quais estavam envolvidos agentes na ativa. As solicitações foram endereçadas para as secretarias da Segurança Pública de todos os estados e do Distrito Federal através da Lei de Acesso à Informação e das assessorias de imprensa. Somente Goiás se negou, novamente, a repassar as informações.

Os dados indicam que:
- O país alcançou a marca de 198 policiais mortos em serviço e de folga em 2020, o que significa um crescimento de 10% comparado ao ano passado
- Acre, Paraná, Rio Grande do Sul e Tocantis não tiveram nenhum registro de assassinato de agentes em 2020.

- O Piauí foi estado que registrou maior taxa de agentes assassinados (1 a cada mil policiais 
- 17 estados tiveram aumento nas mortes por agentes
- Pelo menos 5.660 pessoas foram mortas por policiais no passado, o que significa um pequena queda de 3% comparado a 2109, ano que alcançou 5.829 mortes (sem contar Goiás tanto em 2019 como 2020)
- O Rio de Janeiro registrou 575 mortes a menos passando de um ano para o outro, contribuindo com a queda no Brasil
- O Amapá foi o estado com o maior número de mortes de policiais ano passado: 12,8 por 100 mil habitantes
- Distrito Federal registrou o menor número: 0,4 a cada 100 mil

A sargento Tais Melloni foi atropelada por um veículo roubado quando trabalhava em São Paulo e morreu. Ela tinha 22 anos de serviço. A policial militar e amiga de Tais, Graziela Costa, afirma que os agentes estão expostos a esse tipo de acontecimento: “Isso pode acontecer com qualquer um de nós, policiais. Todo dia a gente está expondo a nossa vida em defesa da vida de outros”.
 

Destaques