Shakira fraudou US$ 17,4 milhões em impostos, confirma receita espanhola

Informação foi dada pela agência Efe

Por Plox

22/04/2021 11h51 - Atualizado há cerca de 3 anos

Segundo confirmação da Agência Tributária da Espanha, a cantora colombiana Shakira sonegou mais de 14,5 milhões de euros, o que seriam 97 milhões de reais. O crime foi cometido durante os três anos em que morava no nordeste da Catalunha.

A agência Efe disse que a receita espanhola em um novo relatório enviado à justiça da Espanha confirma uma fraude de 14,5 milhões de euros em impostos entre 2012 e 2014. Shakira fingia que não morava no país e escondia seus rendimentos por meio de uma rede de empresas, segundo a receita.

À Efe, fontes jurídicas, disseram, nesta quarta-feira (21), que a receita não está acatando os argumentos dados pela colombiana. Os técnicos que examinam o caso não se conformaram com a explicação dos advogados de Shakira de que sua agenda de shows e apresentações no meio televisivo fariam a comprovação de que a cantora permaneceu menos de 184 dias na Espanha, o que tiraria dela a necessidade de pagar impostos no país.

Shakira fraudou US$ 17,4 milhões em impostos, confirma receita espanhola
Foto: Agência Brasil

Há dois anos, a colombiana recebeu uma intimação para comparecer à justiça da Espanha para prestar informações sobre o caso.

Shakira anda na mira da justiça desde 2018. Esse foi o ano em que um promotor público da Espanha registrou a acusação contra a cantora. Seus passos passaram a ser acompanhados de perto por uma investigação. Suas redes sociais e estabelecimentos comerciais frequentados por ela foram rastreados a fim de comprovar que ela estava fixada na Espanha durante esse tempo.

Quando isso aconteceu, a assessoria de imprensa da cantora divulgou uma nota que afirmava que a colombiana não devia nada à justiça: "Shakira cumpriu em todos os momentos com suas obrigações tributárias e não deve qualquer quantia à Fazenda espanhola", garante o texto.

A nota ainda afirmou que a vida de Shakira é incomum, devido à necessidade de estar em outros lugares por conta da profissão e grande parte do que ela ganha vem de países diferentes do que ela vive: "A cantora tem uma atividade profissional intensa fora da Espanha e quase 90% de sua renda vem de outros países. Sua estrutura familiar é muito diferente dos modelos convencionais.

 

Destaques