Alerta para pandemia mundial por mutação do vírus da gripe

Cientistas europeus alertam para risco de pandemia de influenza com alta letalidade

Por Plox

22/04/2024 10h19 - Atualizado há 13 dias

A comunidade científica global está em alerta para o risco de uma nova pandemia, possivelmente originária de uma variação do vírus da gripe, mais especificamente do tipo influenza. Este aviso é resultado de uma extensa pesquisa conduzida pelo consórcio europeu Vaccelerate, que coletou dados de 187 profissionais da área da saúde e infectologistas de 57 países diferentes.

Foto: Pixabay/Reprodução

O relatório preliminar do consórcio, que deverá ser divulgado ainda nesta semana, aponta que o perigo vem das cepas da gripe aviária. Estas cepas, que antes eram encontradas somente em aves, começaram a infectar mamíferos, incluindo gado nos Estados Unidos. Em casos humanos, ainda que raros, a taxa de letalidade pode superar 50%.

A Vaccelerate é uma rede europeia voltada para a pesquisa clínica, especialmente na coordenação e realização de ensaios de vacinas. Sob a liderança do Hospital Universitário de Colónia, na Alemanha, a rede engloba 31 parceiros de 18 Estados-membros da União Europeia e cinco países associados ao programa de investigação Horizonte 2020 da UE.

Sobre o vírus da influenza, o Ministério da Saúde esclarece que se trata de uma infecção aguda do sistema respiratório, altamente transmissível. Existem quatro tipos principais de vírus influenza: A, B, C e D, sendo o tipo A o principal causador de grandes pandemias. Este tipo é encontrado em diversas espécies animais e é categorizado em subtipos baseados nas proteínas Hemaglutinina e Neuraminidase.

Enquanto os vírus influenza do tipo B infectam exclusivamente seres humanos e são divididos em dois grupos principais, os tipos C e D são menos prevalentes. O tipo C causa infecções mais leves e é menos relevante para a saúde pública, enquanto o tipo D foi identificado nos EUA e é conhecido por infectar suínos e bovinos, sem evidências de infecção em humanos até o momento.

 

Destaques