Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores no mundo

Impacto das mudanças climáticas na saúde dos trabalhadores alertado pela OIT

Por Plox

22/04/2024 14h48 - Atualizado há 9 dias

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), mais de 2,4 bilhões de pessoas da força de trabalho global de 3,4 bilhões estão expostas a altas temperaturas durante o trabalho.Desde o ano 2000, a proporção da força de trabalho global exposta ao calor excessivo subiu de 65,5% para 70,9%.

Foto: Reprodução/Pixabay 

Consequências graves: 

Anualmente, são perdidas aproximadamente 18.970 vidas e 2,09 milhões de anos de vida ajustados por incapacidade devido a lesões ocupacionais relacionadas ao calor.

Outros riscos climáticos: 

A OIT indica que 1,6 bilhão de trabalhadores estão expostos à radiação ultravioleta, resultando em mais de 18.960 mortes anuais por câncer de pele não melanoma.

Poluição no trabalho: 

Cerca de 1,6 bilhão de pessoas enfrentam poluição atmosférica em seus locais de trabalho, com até 860 mil mortes anuais entre aqueles que trabalham ao ar livre.

Riscos na agricultura: Mais de 870 milhões de trabalhadores estão expostos a pesticidas, com mais de 300 mil mortes por envenenamento. Há também 15 mil mortes anuais ligadas à exposição a doenças parasitárias e transmitidas por vetores.

Medidas de mitigação: 

Alguns países já adotaram regulamentos para lidar com o excesso de calor no ambiente de trabalho, incluindo limites de temperatura e diretrizes adaptativas.

Necessidade de novas leis: 

A OIT enfatiza que será necessário reavaliar e atualizar as legislações vigentes ou criar novas normas para enfrentar os crescentes riscos climáticos, especialmente para proteger as populações de trabalhadores mais vulneráveis.

Destaques