Alexandre de Moraes aparece com tipoia em sessão do STF durante julgamento do ‘Núcleo 2’
Ministro passou por cirurgia após lesão no braço e segue participando normalmente das sessões do Supremo, mesmo em recuperação
Por Plox
22/04/2025 11h57 - Atualizado há 1 dia
Durante a sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (22), que deu continuidade ao julgamento do chamado ‘Núcleo 2’ da suposta tentativa de golpe de Estado, uma imagem inusitada chamou atenção no plenário: o ministro Alexandre de Moraes apareceu com uma tipoia no braço.

Segundo informações divulgadas pela assessoria do STF, o ministro sofreu uma ruptura no tendão durante uma atividade física e precisou ser submetido a uma cirurgia. O procedimento foi realizado no feriado da Páscoa, e desde então, Moraes está em recuperação.
Mesmo diante da condição física e do recente procedimento cirúrgico, o magistrado não interrompeu sua rotina na Corte. Relator das ações que investigam a suposta tentativa de golpe de Estado com o objetivo de manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder, Alexandre de Moraes manteve sua agenda e participou ativamente da sessão, que tem grande relevância no cenário político e jurídico nacional.
O julgamento desta terça envolve a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o segundo grupo de acusados no processo. Este grupo é composto, em sua maioria, por ex-integrantes da segurança pública e antigos assessores do governo anterior. O processo foi organizado em núcleos e, nesta etapa, analisa-se o chamado 'Núcleo 2'.
Entre os denunciados estão:
- Fernando de Sousa Oliveira, delegado da Polícia Federal e ex-secretário-adjunto de Segurança Pública do Distrito Federal;
- Filipe Garcia Martins Pereira, ex-assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República;
- Marcelo Costa Câmara, coronel da reserva do Exército e ex-assessor da Presidência;
- Marília Ferreira de Alencar, delegada da PF e ex-subsecretária de Segurança Pública do DF;
- Mário Fernandes, general da reserva do Exército;
- Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal.
Todos eles foram denunciados ao lado de outras 27 pessoas, incluindo o ex-presidente Bolsonaro, por crimes como tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, formação de organização criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
As sessões do julgamento, presididas pelo ministro Cristiano Zanin, foram agendadas para ocorrer às 9h30 e 14h desta terça e às 9h30 da quarta-feira (23), conforme o cronograma da Primeira Turma do STF.
'Apesar da cirurgia, o ministro Alexandre de Moraes segue firme no cumprimento de suas responsabilidades como relator do caso', afirmou a assessoria do Supremo
.